terça-feira, 26 de novembro de 2013

17 profissionais da Assistência Social de Lages são orientados pelo CapacitaSuas


Na primeira semana, cerca de 70 profissionais participaram da capacitação em Lages, das regiões do Planalto Serrano, Norte e Meio-Oeste do Estado. De Lages, 17 profissionais.
Na semana passada, de segunda à sexta-feira, em salas de aula da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), profissionais ligados à Secretaria da Assistência Social de Lages estiveram participando do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social- Suas - (CapacitaSuas), uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), contratada para executar as capacitações nos polos de Florianópolis e Lages. No polo de Chapecó, as capacitações são incumbência da Unochapecó, onde iniciaram-se na segunda-feira, dia 18. Na capital, as capacitações já foram encerradas.
Na primeira semana, cerca de 70 profissionais participaram da capacitação em Lages, das regiões do Planalto Serrano, Norte e Meio-Oeste do Estado. De Lages, 17 profissionais. O CapacitaSuas direciona-se a profissionais efetivos com ensino superior ligados à área, ou seja, assistentes sociais e psicólogos.
De acordo com o MDS, “o CapacitaSuas consiste em uma estratégia de apoiar os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do Suas, visando o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais.”
Os encontros têm por objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social, que pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, exige um novo perfil de trabalhadores, éticos e comprometidos com o exercício profissional.
Conheça os temas dos cursos
Neste ano, três cursos estão sendo oferecidos pelo CapacitaSuas: Curso I – Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e implementação com as ações do Plano Brasil Sem Miséria; Curso II – Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Suas, e Curso III – Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Suas e do Plano Brasil Sem Miséria.
Os três tipos de cursos contam com 40 horas/aula, cada um. As aulas são ministradas por profissionais ligados à Unisul. O total de alunos envolvidos no CapacitaSuas será de 6.652 nos Estados Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, Acre, Sergipe e Pernambuco.
Em Santa Catarina, são três polos de desenvolvimento dos cursos: Lages, Chapecó e Florianópolis. O Estado do Amazonas iniciará as capacitações no início de dezembro, e Pernambuco, em 11 de janeiro do ano que vem. Acre e Sergipe terminaram a oferta dos três cursos em 2013. A Paraíba, embora já tenha realizado o curso I em setembro, irá ofertar os cursos I e II em janeiro.
De Lages, estão participando, entre outros, a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas I), Ana Paula Battistella; a secretária executiva dos Conselhos Municipais, Cláudia Jeremia; a técnica de Proteção Social Básica, Bernadete Aparecida Casa Liston e a coordenadora da Central de Cadastro Único (CadÚnico) de Lages, Anny Pellizzaro Pereira.
Doutora em serviço social divide conhecimentos
Uma das professoras das turmas do polo Lages na primeira semana foi a coordenadora do curso de pós-graduação em políticas sociais e demandas familiares e gestão da política de assistência social da Unisul, e doutora em serviço social, Darlene de Moraes Silveira.
“Essa é a primeira edição do CapacitaSuas a partir da Política Permanente de Educação Permanente no Suas. Os cursos estão estruturados a contemplar os demandantes, os usuários, repassando como melhorar o aporte de orçamentos, por exemplo, e como fortalecer o Plano de Assistência Social nos três âmbitos (municipal, estadual e  federal). Os serviços irão chegar nos bairros com maior capacidade de bons resultados”, acredita a especialista.  
Para a equipe de Lages, as orientações provocam o aprendizado e atualização para a prática de gestão e serviços, como financiamento e cofinanciamento, elaboração de orçamento, controle social e conselhos municipais. “Com certeza, estamos aqui para defender a boa qualidade do atendimento à população menos favorecida, que precisa do nosso intermédio”, analisa Cláudia.
Em Lages, segue o cronograma:
Legenda fotos: CapacitaSuas deve seguir em Lages até dia 6 de dezembro.

Texto e fotos: Daniele Mendes de Melo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lages sediará XXXVI Simpósio Catarinense de Administração da Educação no início de novembro

  Em 4 e 5 de novembro, no auditório do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), e terá como tema “As Contribuições da Gestão para a Melho...