segunda-feira, 23 de setembro de 2013

UBSs dispõem de vacina tetra viral

Crianças com idades entre 12 a 15 meses serão imunizadas contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela
Ninguém iniciará o esquema da vacinação sem antes passar por entrevista e receber as recomendações (Fotos: Sandro Scheuermann)
Ninguém iniciará o esquema da vacinação sem antes passar por entrevista e receber as recomendações (Fotos: Sandro Scheuermann)
A Secretaria de Saúde de Lages, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, dispôs das doses da tetra viral nas 23 salas de vacinação do município. Visa imuniza crianças entre 12 a 15 meses de idade contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). Somente esta faixa etária será atendida, por isso é importante que os pais ou responsáveis verifiquem a carteira de vacinação e mesmo que esteja em dia é fundamental comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para serem orientados.
A procura pela vacina já começou. O município recebeu 235 doses, suficientes para a demanda neste primeiro momento. “A tetra viral está disponibilizada na rotina do serviço público de saúde em substituição a segunda dose da tríplice viral”, diz a gerente da Vigilância Epidemiológica do município, Márcia Spíndola. Como está previsto no calendário básico de vacinas, a primeira dose da tríplice viral é feita em crianças de 1 ano de idade e a segunda dose (tetra viral) deve ser efetuada em no mínimo 30 dias após a primeira, ou até a criança completar 1 ano e 3 meses.
As crianças que não se encaixam na faixa etária de 12 a 15 meses receberão o esquema da tríplice viral. “É importante lembrar que mesmo ela já tendo sido acometida pela catapora, deve ser imunizada para prevenir as demais doenças”, acrescenta. A tetra viral é subcutânea, ou seja, aplicada por injeção e a taxa de soroconversão é de 98% para o sarampo, 97% para a caxumba, 98% para a rubéola e 93% para a varicela. “Ninguém iniciará o esquema da tetra viral sem antes passar por uma entrevista e receber as recomendações”, reitera.

Data: 23/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...