terça-feira, 27 de agosto de 2013

Inscrições abertas para o curso de pintura e efeitos decorativos nos Caics


Inscrições abertas para o curso de pintura e efeitos decorativos nos Caics

Treinamento oferecido por profissional especializado nas técnicas e produtos de uma das maiores potências da construção civil, a Tintas Suvinil, será grátis e pretende usufruir do Banco do Emprego para encaminhar os pintores ao mercado de trabalho ou enquadrá-los no Programa Empreender Lages.

O encontro entre a secretária da Educação, Marimilia Casa Costa Coelho, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDETR), Luís Carlos Pinheiro Filho, o empresário Max Ricardo Marin e os diretores do Centro de Atenção Integral à Criança Irmã Dulce (Caicid - bairro Guarujá), Sirlei Bordin Pinto e do Caic Nossa Senhora dos Prazeres (CNSP - Santa Catarina), Jacques Mendonça Alves, selaram a parceria para o desenvolvimento do treinamento de efeitos decorativos e tintas imobiliárias.            

Os efeitos, sofisticados e em alta, prometem serem as principais atrações das aulas, e a lista é grande: listras, camurça, bambu, mármore, linho, jeans, palha, lunar, concreto, pátina, aço escovado, craquelado, fundo magnético, efeito madeira e seda.

A reunião para acerto da parceria aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), na Secretaria da Educação, com a presença, ainda, do diretor de Trabalho e Renda, Álvaro Mondadori. O curso será oferecido gratuitamente pela Marin, representante das marcas Tintas Suvinil e Tigre Tubos e Conexões, em Lages e região.

As pré-inscrições já estão abertas e podem ser realizadas nas sedes dos Caics. Os candidatos interessados passarão por uma pré-seleção. Inicialmente, os alunos receberão orientações teóricas, após, partirão para as aulas práticas. Os participantes terão direito a apostilas, certificado e carteirinha de pintor, comprovando os módulos estudados.

A qualificação, destinada para homens e mulheres maiores de 18 anos, terá duração de uma semana e será realizada de segunda à sexta-feira, cumprindo carga de 15 horas/aula, das 19h às 22h, iniciando-se no Caic do bairro Guarujá, no período de 23 a 27 de setembro. No bairro Santa Catarina, o curso será promovido entre os dias 21 a 25 de outubro.

Prestação de serviço com qualidade e valor justo

“O curso é destinado para amadores e profissionais que já atuam ou desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, oferecendo ao cliente um serviço de qualidade e agregando valor a sua mão de obra, ensinando a não cobrar valores exorbitantes e nem abaixo do ideal. Na programação de conteúdos, há o histórico da empresa - Suvinil, noções sobre componentes das tintas, diferenciações dos tipos de tintas, texturas, abordagem ao cliente, estruturação de orçamento, higienização, desperdícios”, detalha Marin, ao alertar que o treinamento possibilita que a empresa evite gerar despesas com viagens e deslocamentos de técnicos para o conserto de erros e de defeitos gerados durante o manuseio e uso de tintas, algo que o curso pode suprir.

“Garanto que, após o treinamento, 100% dos alunos estarão empregados, se ainda não estiverem. Fora isso, um pintor ‘de mão cheia’, competente e responsável, pode faturar entre R$ 3 e R$ 4 mil, de forma autônoma. Queremos encher os olhos deles para uma profissão que dá dinheiro.”

Já Luís Carlos Pinheiro Filho ofereceu os serviços do Programa Empreender Lages durante a reunião. “Para os trabalhadores que desejarem formalizar seu trabalho sem dores de cabeça, oferecemos o Empreender, sendo que os prestadores de serviço podem abrir sua empresa de forma gratuita, com isenção de taxas, alvarás e impostos municipais, inclusive com contador gratuito.”

Dos conteúdos a serem abordados também fazem parte a avaliação de qualidade de tinta, sistema básico de pintura, utilização de selador e massa corrida, lixamento, preparação de superfície, patologias, desagregamento, manchas de pingo de chuva, bolhas em superfícies de alvenaria, retardamento de secagem, enrugamento, trincamento e fissuras.

Curso de encanador poderá ser oferecido

Segundo Marin, em Joinville, onde está localizada a matriz da Tigre, está sendo executado um curso de encanamento, com aprendizagens sobre soldas, emendas etc. “Em seguida ao curso de pintura, em Lages, poderemos iniciar o de encanador. Nossa intenção é promover o resgate de pessoas da comunidade em contato com os Caics, atendendo os bairros de sua abrangência”, observa a secretária da Educação, Marimilia Casa Costa Coelho.

Legenda fotos: Cais recepcionarão alunos de segunda à sexta-feira, no período noturno, em um curso que deverão ensinar o divisor de águas entre os serviços de pintura. Técnicas de efeito decorativo serão as principais atrações.

Texto e fotos: Daniele Mendes de Melo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...