quinta-feira, 30 de julho de 2015

UMA BOA INICITIVA



Priorizando os bairros que sofrem com as fortes chuvas, a Sec Infraestrutura Lages , segue um projeto de limpeza de córregos, possibilitando melhor fluides das águas, diminuindo a formação de alagamentos!
A imagem é de um córrego no bairro Guaruja, onde a mais de 10 anos os moradores reivindicavam a limpeza!

Agente autoriza maquinista e trem passa sobre corpo no Rio de Janeiro

O Dia

Homem morreu após ser atropelado ao acessar os trilhos indevidamente. Agente decide não esperar a remoção e permite que os vagões da composição passem sobre ele

Imagens que circulam nas redes sociais nesta quarta-feira estão embrulhando o estômago de quem as assiste pelo desprezo ao outro mesmo que depois da morte. Um agente da SuperVia autoriza um maquinista a passar o trem sobre o corpo de uma vítima fatal de um acidente ocorrido na Estação de Madureira na terça-feira.
Agente da Supervia faz sinal de positivo e, em seguida, acena para que o trem passe sobre corpo na Estação de Madureira
O homem fora atropelado após acessar indevidamente os trilhos. O agente da concessionária, em vez de aguardar a remoção do corpo, dá sinal para que o trem siga viagem. O que se vê em seguida é a composição passando com todos os vagões sobre o homem morto.
Em nota, a SuperVia alega que "o procedimento adotado na tarde de terça-feira, em que um trem seguiu viagem em velocidade reduzida na linha bloqueada em função de um atropelamento, está fora dos padrões adotados pela concessionária. A concessionária informa ainda que abriu uma sindicância para  investigar "internamente o que levou a essa decisão e reforça que tem como princípios básicos de conduta o respeito ao próximo". 
A 29ª DP (Madureira) abriu investigação sobre o caso. O vídeo abaixo, do canal 'Guadalupe News' ,mostra o momento em que o agente acena para que o maquinista passe sobre o corpo.
No Twitter, os comentários são de repulsa ao procedimento adotado na estação da Zona Norte. "Tá na hora de desativar o Brasil. Passar sobre o corpo de um homem morto na linha", escreveu um rapaz na rede social. "Para não atrasar a viagem, maquinista é orientado a seguir viagem. Desrespeito total",  lamentou uma jovem no microblog.
As imagens do Canal 'Supervia Vergonha do Povo Carioca'  mostram os vagões passando sobre o corpo, para o espanto dos passageiros.

Dólar sobe e volta a fechar no maior nível em 12 anos


Em meio a preocupações com a desaceleração da economia da China e com o aumento de juros nos Estados Unidos, a moeda norte-americana voltou a subir. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (30) vendido a R$ 3,371, com alta de 1,25% (R$ 0,042). A cotação voltou a ficar no maior nível em mais de 12 anos, desde 27 de março de 2003, quando a divisa tinha fechado em R$ 3,386.
O dólar operou o dia todo em alta, mas a subida acelerou-se depois das 10h. Na máxima do dia, por volta das 14h40, chegou a ser vendido a R$ 3,38, mas a alta diminuiu um pouco antes do fechamento do mercado. A moeda acumula alta de 8,43% em julho e de 26,8% em 2015.

Fatores externos também têm feito o dólar subir em todo o mundo. A divulgação de que o PIB nos Estados Unidos cresceu 2,3% no segundo trimestre, em termos anualizados, pressionou a cotação. A aceleração do crescimento da economia norte-americana reforçou a expectativa de que o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) aumente os juros da maior economia do planeta antes do fim do ano.Desde que a equipe econômica anunciou, semana passada, a redução para 0,15% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) da meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública), o dólar passou a subir. Segundo economistas ouvidos pelaAgência Brasil, a possibilidade de o país perder o grau de investimento das agências de classificação de risco tem pressionado o câmbio.

Taxas mais altas nos Estados Unidos atraem mais capitais para países desenvolvidos, elevando a cotação do dólar em países emergentes como o Brasil, onde ocorre fuga de recursos. As quedas nas bolsas asiáticas provocadas pela queda nas ações das principais empresas na Bolsa de Xangai (China) também aumentaram a turbulência no mercado financeiro internacional.

ATENÇÃO ALUNOS ITP; INÍCIO DAS AULAS SEGUNDA DIA 3




Segunda Feira(dia 03) começa mais um semestre, exatamente dia do aniversario do ITP, que completa 17 anos de serviços prestados a comunidade, as matrículas ainda estão abertas, informações pelo fone 49 3222 7667 ou itplages@yahoo.com.br.
Conheça um pouco das estruturas físicas da Instituição.

Corredor amplo

Salas dentro das medidas da ABNT





  




 Secretaria com atendimento humanizado
Coordenação Pedagógica

Caixa

Sala de arquivos

Sala dos professores

Sala da direção


Banheiros,, amplos e adequados a acessibilidade



Sala de cópias

Biblioteca

Tutorias

 Entrada acessivel
A 100 metros do terminal

A 100 metros do calçadão

Trânsito pelas ruas João Gualberto e Zeca Neves flui em mão única

 
As alterações foram executadas com o intuito de proporcionar mais segurança aos condutores de veículos, especialmente para quem trafega pela Via Gastronômica e precisa em seguida descer pela João Gualberto Neto
 
Inicialmente a Diretran implantou sinalização provisória, utilizando-se de cavaletes, que dentro de alguns dias serão substituídos por divisórias de concreto (Foto: Iran Rosa de Moraes)
 
A partir desta quinta-feira (30) o trânsito de veículos pelas ruas João Gualberto e Zeca Neves passaram a fluir em mão única, ou seja, apenas desce em direção ao supermercado Angeloni. Os motoristas que se dirigem pela rua lateral ao parque Jonas Ramos (Tanque) não podem mais subir pela João Gualberto em direção à Emiliano Ramos (Via Gastronômica). E os que descem pela Via Gastronômica terão pista livre (mão única) ao acessarem a João Gualberto e em seguida a Zeca Neves até alcançarem a rótula do Angeloni.
As alterações foram executadas com o intuito de proporcionar mais segurança aos condutores de veículos, especialmente para quem trafega pela Via Gastronômica e precisa em seguida descer pela João Gualberto Neto, segundo o gerente de Planejamento da Diretoria de Trânsito (Diretran), Adailton Camargo. “Agora os motoristas que trafegam pela Zeca Neves com intenção de acessarem a Via Gastronômica terão de obrigatoriamente de contornar o parque Jonas Ramos até acessarem a rua Otacílio Vieira da Costa”, explica.
Segundo o gerente da Diretran, estudos comprovaram a necessidade da mudança. “O volume diário de veículos que trafega pela rua Zeca Neves ou parque Jonas Ramos em direção à Via Gastronômica é muito baixo, sendo o entroncamento da Via Gastronômica e João Gualberto palco diário de risco de acidentes entre veículos e para pedestres”, ressalta Adailton. Inicialmente a Diretran implantou sinalização provisória, utilizando-se de cavaletes, que dentro de alguns dias serão substituídos por divisórias de concreto.
 

Prefeitura oferece Cadastro Ambiental Rural gratuito

 
Os produtores rurais precisam apenas apresentar a carteira de identidade, CPF e o número de matrícula do imóvel
 
Os interessados podem agendar o atendimento na secretaria (Foto: Cao Ghiorzi)
 
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca está realizando o Cadastro Ambiental Rural. Desde abril deste ano foram efetuados 288, gratuitamente. Os produtores rurais precisam apenas apresentar a carteira de identidade, CPF e o número de matrícula do imóvel, segundo o secretário Moisés Savian. Os interessados podem agendar o atendimento na secretaria.
Moisés lembra que o cadastramento ambiental rural é obrigatório e tem prazo até o dia 5 de maio de 2016 para ser feito. Sem ele o produtor não poderá acessar o crédito rural, financiado pelo governo federal. A exigência surgiu com a entrada em vigor do Novo Código Florestal em 2012. “Antes havia o procedimento de averbação da reserva legal de cada propriedade rural que, além de custar caro, era burocrático. Hoje o cadastro não tem custo e pode ser feito dentro de uma hora”, explica.
O procedimento é simples e consiste do registro de dados do imóvel e do proprietário, da geolocalização do terreno e das áreas protegidas por lei como APP e Reserva Legal. Essas informações passam a ser controladas e gerenciadas pelo Ibama. O cadastramento, na Agricultura e Pesca, é feito pelo gerente de Programas Comunitários, Adriano Alves Melo.
 

Administração municipal instala ponto biométrico em dois setores

 
A implantação do dispositivo acontecerá de maneira gradativa em toda a prefeitura. Nesta primeira etapa estão a Secretaria de Planejamento e o Departamento de Recursos Humanos
 
O objetivo é garantir a segurança do gestor e do servidor (Foto: Sandro Scheuermann e Nilton Wolff)
 
Para monitorar a entrada e saída dos servidores, a partir do dia 3 agosto, na Secretaria de Planejamento e no Departamento de Recursos Humanos (DRH), será utilizado o Sistema de Controle de Ponto Biométrico. A instalação do dispositivo acontecerá de maneira gradativa em toda a prefeitura. Como o sistema está em fase de implantação, neste primeiro momento somente os dois setores é que passarão a utilizá-lo. “Não queremos tomar atitudes simplistas. Pretendemos instalar em todas as repartições. O objetivo é garantir a segurança do gestor e do servidor. Além disso, estamos estudando outras vertentes para conter gastos”, explica o secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz.
A medida resulta de uma auditoria feita in loco pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina e pelo Ministério Público, no setor de DRH do município, em 2012. O relatório final da auditoria foi apresentado à administração municipal em 2014 quando parte das providências exigidas já haviam sido tomadas. “A atual administração tem seguido à risca todas as determinações do Tribunal de Contas e do Ministério Público e seguiremos com a recomendação da utilização do ponto biométrico”, explica.
Entre os itens auditados em 2012 se destacam a contratação temporária, cedência de servidores a outras instituições e um tópico específico voltado ao controle de frequência do servidor através da implantação do sistema biométrico. Muitas das ações, independente do relatório, o município já vem cumprindo desde 2013, a exemplo do processo seletivo para contratação de professores. “Isso é bem visto tanto pelo Tribunal de Contas quanto pelo Ministério Público. A tomada de providências proativas, no sentido do cumprimento da legalidade, cria um fluxo de trabalho de acordo com o que estes órgãos recomendam”, destaca Pedro Marcos.
A prefeitura utiliza o sistema de folha-ponto para controlar a entrada e saída dos colaboradores, porém, essa modalidade é ultrapassada e não está prevista em nenhuma normativa do município. “O não cumprimento desta determinação poderá gerar multas, por isso estamos trabalhando na implantação do sistema automatizado”, relata o secretário.

Período de testes
Tendo em vista o reconhecimento dessas recomendações, a administração municipal estabeleceu um cronograma de implementação do sistema para corrigir as situações auditadas. No período de testes, ajustes serão feitos para minimizar erros. “Vamos analisar a nossa capacidade operacional na implantação do sistema e equipamentos para estabelecer o novo cronograma de instalação nos demais setores”, explica Pedro Marcos.
Para isso haverá um suporte adequado junto ao setor de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura e a empresa Beta Informática, que disponibiliza o gerenciador do sistema. “Estamos evoluindo nesta questão. Após as fases de avaliação no Planejamento e no DRH, analisaremos os demais setores que apresentam perfil administrativo, para a instalação do equipamento”, reitera.

Equipamento nas secretarias
A Secretaria de Saúde, com mais de 1.200 colaboradores, já utiliza o sistema há algum tempo. O equipamento foi instalado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e setores como transporte, manutenção, pronto-atendimento, gestão de pessoas, apoio, Estratégia de Saúde da Família (ESF) e toda a parte administrativa. “O registro digital nos traz mais segurança enquanto gestores. Sem ele, o monitoramento de entrada e saída dos funcionários se torna inviável, tendo em vista o alto número de colaboradores”, comenta a secretária Rose Possato. O secretário de Planejamento, Jorge Raineski, apoia a iniciativa, uma vez que a secretaria conta com cerca de 60 colaboradores.
 

Turismo alinha equipe do Natal Felicidade

 
Faltando 123 dias para o início do evento, que acontece de 1º de dezembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016, as reuniões servirão para avaliar o progresso de cada demanda
 
A programação cultural será intensificada em vários pontos, principalmente no calçadão da praça João Costa, o de maior movimentação (Foto: Cao Ghiorzi)
 
O secretário de Turismo, Flávio Agustini, reuniu a equipe para definir as funções de cada integrante para o Natal Felicidade 2015. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (29). A partir de agora o grupo se reunirá periodicamente. Faltando 123 dias para o início do evento, que acontece de 1º de dezembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016, as reuniões servirão para avaliar o progresso de cada demanda. “O trabalho está sendo intensificado. Trabalhamos para fazer um evento ainda mais grandioso, pois é isso que os lageanos e visitantes esperam”, defende Flávio.
Entre os assuntos levantados está a decoração e manutenção; pesquisa junto ao turista; concursos de decoração de vitrinas, residências e o Pintando o Natal, com a participação dos estudantes da rede de ensino público municipal e estadual; programação cultural; trabalho de receptivo; feira de artesanatos; Caravana do Noel; infraestrutura; Casa do Papai Noel; captação de recursos e outras ações.
A equipe contará com o apoio geral de empresas e instituições. “Vamos potencializar o trabalho destes órgãos. Queremos intensificar a programação cultural em vários pontos, principalmente no calçadão da praça João Costa, o de maior movimentação”, reitera. A fábrica do Natal Felicidade está em funcionamento. Cerca de dez pessoas trabalham na confecção dos elementos decorativos como guirlandas, estrelas, anjos, árvores, bolas e demais itens.
 

Educação de SC conclui elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral

  A Secretaria de Estado da Educação, em colaboração com instituições parceiras, profissionais da educação de distintas regiões de Santa Cat...