terça-feira, 23 de julho de 2013

Como se formam os furacões?


Furacão Rick - via satélite* 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Complexo Araucária: sábado é Dia de Lazer e esclarecimentos





“A obra trará melhorias significativas e, depois de concluída, junto com o Complexo Ponte Grande, 85% da população lageana será atendida em tratamento de esgoto.” Benjamin Schultz.
 Objetivo da programação deste sábado, na Emeb Thiago de Castro, no Santa Clara, é informar a população sobre a obra (Fotos: Nilton Wolff)
Objetivo da programação deste sábado, na Emeb Thiago de Castro, no Santa Clara, é informar a população sobre a obra (Fotos: Nilton Wolff)
A comunidade dos bairros Santa Clara e Santa Catarina e do loteamento Novo Milênio será informada sobre a importância das obras do Complexo Araucária no “Dia de Lazer”. A programação, discutida em nova reunião nesta segunda-feira (15), será desenvolvida sábado (20) na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Thiago de Castro, no Santa Clara. O evento é uma promoção da prefeitura de Lages através das Secretarias de Águas e Saneamento (Semasa), Meio Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca, Saúde, Educação, além da Fundação Cultural de Lages (FCL), e da Executiva para Assuntos Comunitários e Voluntariado, em parceria com o grupo Acordar.
Por orientação do prefeito Elizeu Mattos, a fim de intensificar a divulgação sobre a importância do Complexo Araucária, a ação terá cunho informativo visando à conscientização da comunidade sobre os transtornos passageiros e benefícios permanentes que as obras trarão. “Será uma tarde de lazer e informação. Haverá interação com a comunidade de forma lúdica, com a finalidade de mostrar a grandiosidade do projeto”, afirma a executiva de Assuntos Comunitários e Voluntariado da prefeitura de Lages, Mauren Santos.
O Complexo Araucária compreenderá oito bairros e aproximadamente 21 mil pessoas da região Sul da cidade serão beneficiadas com esgoto tratado. “A obra trará melhorias significativas e, depois de concluída, junto com o Complexo Ponte Grande, 85% da população lageana será atendida em tratamento de esgoto”, explica o secretário da Semasa, Benjamin Schultz.
A cada R$ 1,00 investido em esgoto economiza-se R$ 5,00 em saúde
Durante a tarde deste sábado (20), no Santa Clara, as crianças poderão brincar no parque infantil, assistir as apresentações culturais e todas as informações sobre as obras serão repassadas aos moradores. “A cada R$ 1,00 investido em esgoto economiza-se R$ 5,00 em saúde e é isso o que levaremos aos moradores. Por estar debaixo da terra esta é uma obra que não vai aparecer, porém, sua eficácia será notada na melhoria da qualidade de vida”, diz Benjamin.
O grupo Acordar é parceiro. “Ações fortes como esta precisam de parceria e os colaboradores do Acordar estão desenvolvendo um bom trabalho ao divulgar a obra nos bairros e amenizar o transtorno que poderia ocorrer por desconhecimento”, afirma o secretário. De acordo com a assistente administrativa do Acordar, Liliane Lang, trata-se de uma comunidade carente, sem muito acesso a informação. “Realizamos um trabalho técnico social através da intervenção entre obra e moradores, e estes entendem a importância dos investimentos em saneamento básico”, explica.
Na tarde de sábado haverá apresentações artísticas, contação de histórias e pintura facial às crianças; aferição de pressão arterial, controle de diabetes, explanação sobre o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde; distribuição de mudas de árvores e sorteio de confecção de jardim e horta; distribuição de algodão-doce, pipoca, cachorro-quente e refrigerante, e esclarecimento sobre as obras de saneamento básico. O CAIC NSP, vai estar presente com a fanfarra comandada pelo professor André e Superviosionada pelo coordenador Douglas e também com a capoeira com a professora Paula. 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Programação do 8º Congresso de Educação do Município de Lages

Programação do 8º Congresso de Educação do Município de Lages

Dia 25 de Julho de 2013 (Quinta-Feira)
Matutino:
08:00 – Credenciamento
08:30 – Abertura Oficial
09:00 – Apresentação Cultural - Orquestra Sinfônica SOL da ALAM
09:30 – Palestra: Quem Ama, Educa - Palestrante: Içami Tiba
11:00 – Espaço Aberto

Vespertino:
13:30 – Apresentação Cultural: Esses Moços Trio
14:00 – Palestra: Processos de Ensinar e de Aprender para Construção da Afetividade Humana - Palestrante: Julianne Fischer
15:30 – Espaço Aberto
16:00 – Paletra: Vivenciando Cultura e Paz na Escola Contemporânea - Palestrante: Renato Rodrigues
17:30 – Espaço Aberto

Dia 26 de Julho de 2013 (Sexta-Feira)
Matutino:
08:00 – Apresentação Cultural: Orquesta Sinfônica de Lages
08:30 – Palestra: Educação para Sustentabilidade: Cuidado com a Vida - Palestrante: Lucia Ceccato de Lima
10:00 – Palestra: Conhecimento e Consciência: Pilares da Humanização com Amor - Palestrante: Clécio Carlo Gomes

Vespertino:
13:30 – Palestra: A Educação Humanizadora como Construtora da Paz - Palestrante: Leonardo Boff
15:00 – Espaço Aberto
16:00 – Sessão de autógrafos com Leonardo Boff. 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A leitura na composição do trabalho científico

A leitura capacita o emissor a desenvolver sua performance linguística de forma plausível
A leitura capacita o emissor a desenvolver sua performance linguística de forma plausível
Tendo em vista que o conhecimento se concebe como algo que não se mensura, uma das formas de ampliá-lo é desenvolver constantemente o hábito da leitura. Além de ampliar nosso conhecimento de mundo, a leitura nos torna mais cultos e ajuda a desenvolver nosso poder de argumentação, ao mesmo tempo em que melhora nossa performance lexical.
O ato de ler não se resume à mera decodificação de símbolos. Tal atividade, antes de tudo, evidencia-se como muito mais complexa, revelada pela efetiva interação ocorrida entre o leitor e o texto, de modo que ele assimile, absorva, todas as informações contidas no texto. Partindo dessa prerrogativa, vale mencionar os níveis de leitura, alcançados mediante o aperfeiçoamento da leitura por meio da prática, da familiaridade com os diversos gêneros discursivos e, principalmente, com a maturidade adquirida frente a todo esse processo.
Essa competência, uma vez materializada de forma plena, permite que o leitor esteja apto a interpretar desde o mais simples discurso até o mais elaborado, tais como o discurso filosófico, científico, entre outros. Isso decorre em virtude do alto nível de compreensibilidade dos vários campos do saber, bem como da capacidade em recorrer a meios que lhe prestem informações imprescindíveis a uma plausível interlocução, de modo a fazer inferências, relacionar dados, identificar o diálogo estabelecido entre um texto e outro, entre outras aptidões.
Uma vez elencados tais pressupostos, torna-se relevante mencionar acerca da importância de outros fatores, também associados à atividade em questão – retratados pela concentração, a disciplina e a reflexão. Uma vez inter-relacionados, dizemos que a concentração se revela como fator preponderante, já que não há assimilação das ideias se não houver concentração por parte do leitor. Nesse ínterim, temos o que denominamos de ruído, visto não somente como algo relativo à sonoridade, mas referente a qualquer obstáculo que possa servir de empecilho para a decodificação da mensagem transmitida – até mesmo a falta de clareza expressa pela linguagem representa tal fator.
Passamos adiante, fazendo referência à disciplina, visto que sem ela provavelmente os objetivos não serão alcançados. Nesse sentido, ressalta-se a importância de um local adequado para a realização da leitura, bem como do estabelecimento de um horário para tal realização.
Chegamos enfim a um dos pontos essenciais da leitura – a reflexão –, pois é por meio dela que o objeto de conhecimento irá fazer algum sentido para o leitor. No entanto, muitas vezes, algumas intempéries tendem a se manifestar de forma negativa, funcionando como verdadeiras barreiras. Sendo assim, caso o leitor encontre alguma dificuldade em assimilar o conteúdo de forma global, torna-se interessante recorrer a alguns recursos, tais como a divisão dos parágrafos, fazendo assim um esquema-síntese das ideias neles abordadas, grifando as partes mais relevantes, estabelecendo relações com os capítulos anteriores (uma vez que pode se tratar de uma sequência), enfim, cabe a cada leitor optar pela técnica que lhe proporcionará uma expressiva interação com tal discurso.

terça-feira, 2 de julho de 2013

É verdade que alguns cosméticos podem causar câncer?

A vaidade excessiva pode trazer consequências negativas para a vida de qualquer pessoa. Pesquisas indicam que alguns cosméticos, por exemplo, podem causar câncer quando utilizados prolongadamente.


Em toda a história, os cosméticos estiveram associados à beleza feminina. Na Inglaterra, por volta de 1500, existiam cosméticos feitos de chumbo e mercúrio, que ajudavam a clarear a pele, mas levavam ao aparecimento de várias doenças em razão das características tóxicas desses elementos.

O tempo passou e a indústria da beleza se modernizou, mas ainda existem alguns cosméticos que contém substâncias químicas, com riscos de toxidade. Assim, fique atento a este texto e a todos os potenciais riscos que os cosméticos podem trazer para a saúde.

Vale lembrar que pessoas sensíveis a corantes, aldeídos e metais devem pesquisar profundamente os produtos antes de optar por algum cosmético.

Cosméticos e substâncias que podem ser prejudiciais à saúde:

Chumbo: essa substância pode estar presente nas tinturas de cabelo. O chumbo é um elemento que pode causar câncer ou intoxicações.

O chumbo pode ser absorvido pelo organismo por inalação, ingestão de alimentos e via dérmica – quando presentes em batons, cosméticos e tinturas. O chumbo também pode causar irritação, dor de cabeça, fraqueza muscular, formigamentos, diarreia, entre outros problemas.

Amônia: essa substância também está presente em tinturas de cabelo. A amônia pode irritar o trato respiratório.

Parabenos: esse elemento é potencialmente cancerígeno e está presente nos desodorantes.

Formol: o componente da escova progressiva pode causar queimaduras nas vias respiratórias quando inalado, irritação dos olhos e também apresenta potencial cancerígeno.

Toluenos e formaldeídos: essas substâncias estão presentes nos esmaltes e podem causar alergias e irritações na pele.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Curiosidades Sobre a água

agua
Se toda água da Terra – doce, salgada e congelada – fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias.
Mas, se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada uma teria direito a apenas 5 litros de água.
  • A quantidade de água no mundo é praticamente a mesma há milhares e milhares de anos. Mas o número de pessoas que vivem na Terra aumenta a cada dia. Mais gente para a mesma quantidade de água.
  • Se nada for feito em relação à água especialistas prevêem que haverá conflitos entre países por disputa de água em um futuro não muito distante.
  • O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta, sendo que 80% desse total está na Bacia Amazônica.
  • De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.
  • Se toda água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber.
    • A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (só para você entender melhor, 1 quilômetro cúbico tem um milhão de litros de água).
    • Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada.
    • Tire daí a água congelada do planeta e sobram apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos.
    • Para não secarmos os recursos deveríamos somente usar a água que é renovada pelas chuvas, que são míseros 0,002% de toda água do planeta.
  • A poluição representa alterações na qualidade da água, porém sem prejuízo à saúde. A contaminação representa alterações da qualidade da água, podendo apresentar sérios riscos à saúde.
  • Portanto, “água poluída não significa necessariamente água contaminada, mas água contaminada é certamente água poluída.”
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças no mundo resultam da ingestão de água contaminada, com mais de 25 tipos diferentes de enfermidades

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A estrutura das cores

A estrutura da cor é dividida em estrutura física e psicológica. A estrutura física se subdivide em matiz, que é a que difere uma cor da outra; luminosidade, que é o componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro; saturação, que produz várias nuances de acordo com a pureza e intensidade da cor.
A estrutura psicológica relata a sensação inconsciente que a cor traz para o homem. A temperatura traz a sensação de que determinada cor é quente, fria ou morna. O contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto. Dimensão traz a sensação que a cor aproxima, distancia. Peso e tamanho traz a sensação que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves. No sabor, as cores quentes estimulam o apetite.
Em pesquisa realizada com 236 pessoas da Ásia, África e Europa, foi constatado que as mulheres percebem mais as cores do que os homens. Os pigmentos responsáveis pela absorção das cores, chamados opsinas, está presente no cromossomo X. A mulher possui dois X enquanto o homem possui um só, e isso faz com que a mulher tenha duas cópias de opsinas.
Por Gabriela Cabral 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Crase

A crase é a junção do artigo
A crase é a junção do artigo
Temos vários tipos de contração ou combinação na Língua Portuguesa. A contração se dá na junção de uma preposição com outra palavra.
Na combinação, as palavras não perdem nenhuma letra quando feita a união. Observe:
• Aonde (preposição a + advérbio onde)
• Ao (preposição a + artigo o)
Na contração, as palavras perdem alguma letra no momento da junção. Veja:
• da ( preposição de + artigo a)
• na (preposição em + artigo a)
Agora, há um caso de contração que gera muitas dúvidas quanto ao uso nas orações: a crase.
Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.
Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.
Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto.
Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.
É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”.  Veja:
Exemplos: Sairei às duas horas da tarde.
À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
Quero uma pizza à moda italiana.
Importante: A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

terça-feira, 25 de junho de 2013

A física que cai no ENEM


Exame Nacional do Ensino Médio
Uma das mudanças notáveis no Exame Nacional do Ensino Médio foi o aumento no número de questões (de 64 para 180). Além disso, o ENEM agora busca estudantes que consigam dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentos significativos e elaborar propostas.

É importante ressaltar a importância do ENEM para os vestibulandos, pois este vem servindo como primeira fase ou também como fase única de várias universidades do país.

Na prova de física do ENEM o aluno não tem a necessidade de decorar fórmulas, mas precisa saber interpretar os enunciados dos exercícios, bem como interpretar gráficos e tabelas tirando todas as informações úteis possíveis para serem usadas na física básica.

Nos últimos anos, observa-se que o ENEM vem cobrando muitas questões de energia, relacionadas ao consumo diário, distribuição de energia, etc. Cabe ressaltar que todas as informações cobradas na prova de física fazem relação direta com as situações que vivenciamos diariamente.

Em nosso portal temos um acervo com vários artigos nos quais você encontrará explicações acerca dos temas e conteúdos cobrados nas provas do ENEM.

Abaixo você encontra a lista dos conteúdos programáticos cobrados pelo ENEM, bem como os links referentes aos textos do tema desejado:
Conhecimentos básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais damecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa equantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de NewtonCentro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulsoMomento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. EmpuxoPrincípios de PascalArquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacionalLei da Gravitação UniversalLeis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétricaLei de CoulombCampo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas.BlindagemCapacitoresEfeito JouleLei de OhmResistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refraçãoÓptica geométricalentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período e frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos de calor e temperaturaEscalas termométricas.Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específicoCondução do calorDilatação térmicaMudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideaisMáquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
Atente-se ao fato de que as questões do ENEM fazem uma abordagem mais ampla, ou seja, uma questão pode abordar diversos assuntos de diversas áreas. Assim, a física pode ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc., cabendo ao vestibulando interpretá-las, para assim aplicar os conhecimentos físicos básicos.

Dicas para o Enem 2013

Explicações, notícias, simulados, provas, gabaritos, correções, videoaulas são algumas das ferramentas que o Vestibular Brasil Escola já disponibiliza para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Este ano buscamos outra novidade: dicas para que vestibulandos e estudantes em geral possam aperfeiçoar seus estudos para o Enem.
Cada vez mais instituições de ensino superior adotam o Enem em seus processos seletivos, seja parcialmente ou na totalidade. Por isso, a preparação para o exame se tornou uma preocupação para muitos. O Vestibular Brasil Escola busca, mais uma vez, ajudar nos estudos daqueles que querem conseguir boas notas.
Gostou? Então aproveite bem as dicas. Bons Estudos!

Educação de SC conclui elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral

  A Secretaria de Estado da Educação, em colaboração com instituições parceiras, profissionais da educação de distintas regiões de Santa Cat...