terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Catedral Diocesana receberá tapume de madeira após desprendimento de parte da fachada

 



Medida é provisória e visa proteção de pedestres e motoristas até que a solução técnica permanente seja definida

 A Catedral Diocesana de Lages, após o desprendimento de parte de sua fachada, receberá um tapume de madeira. A medida é provisória e visa evitar que novos fragmentos se desprendam e atinjam o solo, até que uma solução técnica permanente seja encontrada.

O técnicos da Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana (Seplam), em cooperação com a Defesa Civil e Corpo dos Bombeiros de Bombeiros de Lages já realizaram avaliações preliminares no local para avaliar as condições de segurança e trafegabilidade.  

O secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Lages, Malek Ráu Dabbous, solicita aos pedestres e motoristas que tenham muito cuidado ao transitar pela rua Frei Rogério, na lateral esquerda da Catedral. “Não foi o desprendimento de uma peça estrutural, mas ornamental, decorativa, feita em pedra também. Nos preocupamos com a segurança das pessoas, por isso pedimos cuidado ao transitar pela rua lateral esquerda”, ressalta.

A Catedral Diocesana de Lages é patrimônio Histórico tombado pelo estado. Por isso, a Fundação Catarinense de Cultura também foi acionada. Os procedimentos de reparo permanente devem levar em conta esta condição. “O procedimento é respeitar o patrimônio histórico, afinal o bem é tombado. Precisamos tomar as medidas de segurança e restauro conforme as normas vigentes e necessárias”, afirma.

Texto: Glaucir Borges

Foto: Toninho Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...