quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Como será a aplicação do Enem para gestantes e lactantes

 Agora é lei: mulheres podem amamentar durante provas de concurso ...

Assim como todos os inscritos que necessitam de algum tipo de atendimento especializado durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as gestantes e lactantes também tiveram a possibilidade de escolha de recursos de acessibilidade, no momento da inscrição. Mas você sabe o que muda para essas participantes nos dias das provas?

Para as gestantes, os procedimentos não mudaram. Já para as que estão amamentando (lactantes), o edital do Enem prevê outras medidas, como: 

  • Tempo adicional de 60 minutos por dia para as que informaram a condição no sistema de inscrição e levarem o lactente (bebê) e o acompanhante adulto no dia da aplicação. A lactante que não levar o bebê não terá tempo adicional. 
  • O acompanhante da lactante ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do bebê, e não poderá ter acesso à sala de provas. Ele deverá usar mascara durante toda a aplicação do exame. 
  • Durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a participante lactante e o respectivo acompanhante deverá ser presenciado por um aplicador. 
  • Além disso, a participante deve anexar a certidão de nascimento do bebê, com idade inferior ou igual a um ano, no último dia do exame ou um laudo que comprove a gestação com o nascimento do bebê próximo a data da aplicação da prova.

Quem necessitar de atendimento devido a acidentes ou imprevistos, após o período de inscrição, deverá solicitá-lo via Central de Atendimento, por meio do 0800 616161, em até dez dias antes da aplicação do exame. 

O Enem será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Não há atendimento especializado na aplicação do Enem Digital. 

Atendimento especializado – A cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implanta melhorias de acessibilidade e inclusão no Enem. Todas as necessidades adicionais para fazer as provas agora são consideradas como atendimento especializado, que inclui gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar e/ou com outras condições específicas. Outra novidade é que participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular que tiveram o pedido aprovado neste ano passarão a contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador, desde que solicitado no ato da inscrição. 

O Inep recebeu quase 55 mil solicitações de atendimento especializado para as provas do Enem 2020 impresso. Desse total, 47.847 participantes tiveram o pedido aprovado. O balanço ainda aponta que 508 pedidos de atendimento pelo nome social nas provas do Enem foram atendidos. Os atendimentos especializados são garantidos pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep a participantes que solicitaram os recursos na inscrição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...