sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Metodologia LSP Lego Serious Play no planejamento estratégico de empresas

Metodologia LSP Lego Serious Play no planejamento estratégico de empresas

Por Rodrigo Peter Schilling


A metodologia LSP - Lego Serious Play é um método disruptivo, inovador, incremental e criativo.
Projetado para conduzir facilitações, melhorar a comunicação, acessar o pensamento crítico, materializar ideias e auxiliar nos processos de análise e busca de soluções de problemas complexos.
O método surgiu em 1995 com o presidente do Grupo LEGO, que estava insatisfeito com os resultados de sua empresa e a forma como seus funcionários realizavam suas reuniões de estratégia, sem criatividade e imaginação.
Ele queria potencializar a performance das pessoas e organizações nas reuniões de estratégia e solução de problemas ao mesmo tempo gostaria de expandir e multiplicar a metodologia Lego Serious Play.
O principal objetivo da metodologia é uma facilitação utilizada para acessar o conhecimento escondido dentro de pessoas e organizações por meio de reuniões, sessões de comunicação e processos de resolução de problemas.
Por meio do uso de blocos as pessoas são estimuladas a ter mais insights, um maior engajamento com um comprometimento, tendo o senso de pertencimentofocando em resultados mais rápidos e mais leves.
Mais de 80% das células cerebrais estão conectadas às mãos, agora, pense, estas células conectado mãos e cérebro por meio do uso de blocos. Imaginou? Incrível!
Esta conexão gera uma maior relação cognitiva direta no corpo humano onde ambos os lados do cérebro são estimulados.
O esquerdo: analítico, lógico e objetivo e o direito: criativo, intuitivo e emocional.
Ao utilizarmos a metodologia do LSP alinhada com oficinas de Planejamento Estratégico, temos um resultado ímpar. 
Desta forma, conseguimos visualizar melhor a visão da estratégia que os stakeholders possuem e esperam de sua organização.
Destaca-se que a metodologia é capaz de unificar e classificar visões até então não reveladas pelos seus participantes, ou seja, onde 100% dos participantes estão com prometidos com 100% dos desafios/oportunidades.
É salutar destacar que as organizações precisam ter uma visão de futuro, do que elas querem para o amanhã e, principalmente, de como querem fazer para chegar lá.
Com o método LSP é possível definir estas etapas, pois o processo é pautado em Learn by Doing, ou seja, aprender fazendo, prototipando e aprendendo com os erros e acertos.
Outro ponto favorável ao uso da metodologia é a capacidade de transformar e inspirar mindset diferentes, mudando assim o comportamento das pessoas e por fim o da organização.
Tentem imaginar como seria mais "divertido" o processo de disseminação da estratégia utilizando blocos de LEGO, ao invés de planilhas, metas, gráficos, tabelas.
De fato, não é apenas um brinquedo, é um jogo, é uma ferramenta muito poderosa se bem implementada.
O processo central da metodologia é "Como nós seríamos, sendo o melhor de nós mesmos".
Pautado em quatro grandes pilares: PerguntaConstrução de ModeloCompartilhamento Reflexão, as pessoas são encorajadas a contar histórias sobre seus modelos, utilizando metáforas e criando cenários.
A partir deste ponto é possível ter uma visão mais clara e detalhada de todas as possibilidades de estratégias, sejam elas individuais, ou do coletivo em relação aos caminhos que a organização deve seguir para atingir o seu planejamento estratégico dos próximos anos.
Algumas empresas como NASAGoogleCoca-ColaGLOBONaturaPetrobras, já utilizam o método junto aos seus funcionários em processos de inovação, criatividade, estratégia, como também em projetos que necessitam a visão do cliente, por meio de sessões de co-criação entre os envolvidos.
Neste aspecto, a metodologia aliada a outras, como por exemplo Design Thinking, pode potencializar ainda mais os resultados.
Por fim, os benefícios na utilização do LSP tanto para as organizações como para as pessoas, tendem a explorar o know-how oculto e inexplorado do coletivo, trazendo resultados obtidos a saber:
- Facilitação da aprendizagem
- Ampliação de conhecimento
- Aceleração nos processos de análise/construção de soluções
- Despertar da imaginação e criatividade
- Melhoria nos processos de comunicação
- Engajamento e comprometimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...