segunda-feira, 4 de junho de 2018

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 8 de junho

Resultado de imagem para Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 8 de junho

Saúde firma parceria com a Educação para vacinar crianças do grupo prioritário nas unidades escolares
A campanha de vacinação contra gripe em Santa Catarina foi prorrogada até o dia 8 de junho. Em Lages a meta é vacinar 54 mil pessoas que integram o chamado grupo prioritário: crianças, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, profissionais de saúde, professores, detentos, funcionários do sistema prisional e portadores de comorbidades.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Juliana Barbosa, o público-alvo com menor cobertura até o momento é o de crianças, com idade entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e 29 dias). “Acreditamos que um dos motivos pode ser o fato de que muitas crianças ficam o dia inteiro na creche e os pais não tiveram como trazer. Ou também porque trabalham o dia inteiro”, pondera Juliana. Ela reforça ainda, que a segunda dose da vacinação para as crianças que foram vacinadas pela primeira vez, já está disponível desde o dia 23. A partir do dia 11, se sobrarem vacinas, serão imunizadas crianças, com idade entre cinco e nove anos, adultos de 50 a 59 anos e Policiais Civis e Militares.
Para garantir que o maior número de crianças tenham acesso a vacina da gripe, a secretaria de Saúde Odila Waldrich estabeleceu nesta segunda-feira (4 de junho), uma parceria com a Secretaria de Educação para que a imunização seja feita diretamente nos 83 Centros de Educação Infantil (Ceims) na área rural e urbana, Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas de Educação Básica (Emebs) que atendam crianças dentro da faixa etária estabelecida.
Os vacinadores das Unidades de Saúde, na região onde está localizada a unidade escolar, serão responsáveis pela aplicação da vacina na quinta e sexta-feira (dias 7 e 8). Por isso, além da autorização dos pais, é fundamental que a criança apresente também a carteirinha de vacinação para o registro.
O documento para autorização da vacinação da gripe nas crianças (apenas para aquelas que integram a faixa etária estabelecida) será enviado aos pais, amanhã (5 de junho). “É importante os pais assinarem, pois na quarta-feira cada diretor fará o levantamento do número de crianças que serão imunizadas para informar a Unidade de Saúde”, reforça Andrea Bortoluzzi, coordenadora da Educação Infantil do município.
Além disso, quem não se vacinou pode se dirigir a Central de Vacinação, localizada na Praça Roberto Leal, ao lado da Policlínica. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou em uma das 22 salas de vacinação que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas Unidades de Saúde do município. As gestantes também podem receber a vacina da gripe no Centro de Estudos e Assistência à Mulher (Ceasm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...