quarta-feira, 29 de março de 2017

Banco do Emprego convoca candidatos a atualizarem seus cadastros

Banco do Emprego aposta em inversão de procedimentos para aumentar eficácia da empregabilidade

Todas as pessoas cadastradas há mais de seis meses, ainda sem emprego, deverão comparecer ao Banco do Emprego para atualização de dados e verificação de área compatível de atuação e de experiência
 Os gestores do Banco do Emprego, serviço atrelado diretamente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, planejaram e estão começando a praticar um novo modo de respostas às demandas do público para no mínimo atenuar os efeitos até então, constatados junto à comunidade, no tocante ao chamado e encaminhamento de candidatos a entrevistas de trabalho para admissão no quadro funcional de empresas em diversos segmentos.
   Com a metodologia da administração horizontalizada, a ideia é que todos os servidores participem da solução de problemas com o argumento de que todos conhecem o trabalho. A partir de agora não será mais atuado com o oferecimento de trabalho para pessoas desempregadas, mas buscar emprego para quem está desempregado. O caminho será invertido e os currículos antigos serão retomados e valorizados.
   Três servidores já estão realizando este trabalho e a ideia é aumentar para cinco. Destes, um ou dois visitarão empresas para captação de vagas. Funcionários dos cinco guichês da Secretaria estão recebendo instruções reforçadas para melhorar sua capacitação profissional e haver atendimento mais detalhado durante o cadastramento do currículo no site www.lages.sc.gov.br/banco_do_emprego, com uma entrevista prévia para percepção de áreas de afinidade e experiência, e interesse em qualificação a ser discutida e oferecida pelo Programa Qualifica Mais Lages, que oportuniza cursos gratuitos para aperfeiçoamento da mão de obra e que também está em andamento. Os dados dos interessados nos cursos seguem para uma lista para posterior contato. O curso de manicure está em andamento e em breve será oferecido o de operador de motosserra. As principais preferências da comunidade são constantemente pesquisadas.
   Atualmente existem mais de 100 vagas em aberto através do Banco do Emprego. Há casos em que são abertos mais de dez postos de trabalho de uma mesma empresa de uma única vez, em um único dia. A faixa de maior procura ao Banco do Emprego é de pessoas de 18 a 40 anos.
   Ao anunciar novas vagas, o movimento de interessados aumenta significativamente e novos cadastros são realizados. Contudo, a preocupação também se refere aos candidatos do acervo, para futuros enquadramentos. “Criava-se demanda para a busca de solução. Então iremos buscar resolutividade para a demanda já existente”, frisa o secretário da pasta municipal, Mario Hoeller de Souza.



A dura espera
 
   O setor do Município recebeu e percebeu queixas referentes à demora ou ausência de retorno às pessoas que aguardam uma ligação de acionamento para seleção no setor de Recursos Humanos (RH) nas empresas. Todavia, o método simples pensado deve modificar o cenário. Estima-se que em torno de 7.680 currículos estão no acervo do Banco do Emprego, porém, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Mario Hoeller de Souza, não correspondem à realidade devido ao fato de que durante todo o período de existência dos cadastros digitais nenhuma pessoa foi descartada e, ao contrário, o arquivo inchou com o passar de cerca de seis anos. Currículos impressos se tornaram obsoletos e dados foram digitados, além de que sistemas online foram modificados e dados migrados de forma aleatória.
   Acredita-se que no arquivo estão casos de falecimento; mudanças de rua, cidade e Estado; contratações, e desinteresse pela vaga por motivos distintos. “No entanto, estamos começando do zero e repaginando o sistema dentro deste processo, com mudanças estruturais”, enfatiza o secretário municipal. Reuniões foram realizadas com a empresa responsável pelo espaço digital do Banco do Emprego, Echosis, com solicitação de alterações, a exemplo da identificação como “inativo”, de pessoas já empregadas. Uma primeira etapa de ajustes deverá ser entregue ainda nesta semana.


Dados deverão ser atualizados com urgência

   O pedido é o comparecimento, ao Banco do Emprego, de todas as pessoas cadastradas há mais de seis meses, ainda sem emprego, para atualização de dados e verificação de área compatível de atuação e de experiência. “Somente em março, até agora, mais de 40 pessoas foram empregadas, com auxílio do Banco do Emprego, e o mês nem terminou. Estamos esperando retornos de alguns encaminhamentos e este contingente pode ser ainda maior”, comemora o assessor de Governo, Leonardo Spuldaro.
   Em torno de 100 atendimentos são feitos por dia, com ênfase na segunda e terça, com maior movimento entre 13h e 17h. O Banco do Emprego está na rua Sebastião Furtado, número 81, esquina com a Benjamin Constant, Centro, e atende de segunda a sexta-feira das 13h às 19h. Contatos: 3224-0600/3224-0700/3224-5121.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...