terça-feira, 1 de novembro de 2016

Walmart aposta em novo formato para suas lojas no Brasil



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O novo movimento do Walmart no Brasil aponta para um desejo de inovar o conceito de hipermercado. A rede varejista foca em reaproveitar o espaço das lojas para melhorar a experiência dos clientes. A empresa investiu na reinvenção de seu formato e demonstrará na prática com a reinauguração das unidades do Walmart Tamboré, na Grande São Paulo, além do BIG Novo Hamburgo (RS) e BIG Santa Felicidade (PR). A partir das mudanças, as duas lojas do BIG no Sul também passarão a adotar a marca Walmart.

Segundo a companhia, o projeto representa investimentos da ordem de R$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos. O movimento começou há um ano e se baseia em pesquisas realizadas pela marca com seus consumidores para entender suas preferências em relação ao formato. “Fizemos uma verdadeira transformação do nosso hipermercado, alterando desde a planta da loja, tipo de sortimento, serviços oferecidos a equipamentos do salão de vendas e das áreas internas”, detalha Flavio Cotini, presidente do Walmart Brasil.
O executivo aponta que reinvenção pretende oferecer uma melhor experiência de compras para os clientes. “Com uma loja mais produtiva e eficiente, conseguimos oferecer preços mais baixos em uma loja acessível para todos os públicos”, acredita.
Os hipermercados da marca ficarão mais claros, com corredores mais amplos e gôndolas mais baixas. Dessa forma, será possível visualizar todas as seções da loja a partir da entrada. Com o novo layout, a loja foi dividida em três principais áreas: mercearia e higiene/limpeza, perecíveis e não-alimentos/beleza. O foco da marca é deixar melhor a utilização do espaço e a movimentação da loja. Na área de mercearia, por exemplo, os produtos estarão em palletts e em caixas prontas para exposição nas gôndolas, o que facilita a reposição.
Para os perecíveis, a empresa garante que a qualidade dos produtos será a maior aposta. Já na área de eletrônicos, o foco será oferecer sempre as últimas inovações do mercado. O acesso às lojas também ganhou um jeito novo: os hipers terão duas entradas – uma pela área de perecíveis e outra pela de não-alimentos. Em cada uma delas, haverá espaço para exposição de itens específicos da sazonalidade. O projeto também inclui melhorias nos estacionamentos e na galeria de serviços.
Em relação às lojas nas regiões Sul e Nordeste, a reinvenção vem associada às mudanças das marcas BIG e Hiper Bompreço para Walmart. A empresa aponta que a migração será gradativa e ocorrerá à medida que as demais lojas passem por ampla reforma para o novo conceito ao longo dos próximos três anos.
“Operamos hoje cinco formatos de lojas entre hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança, de atacado e clubes de compras. No caso dos hipermercados, temos três bandeiras diferentes no país. Precisamos simplificar nossa operação e resolvemos focar nos hipermercados pela representatividade no nosso negócio”, detalha Cotini. “Esta é mais uma medida para tornarmos nossa empresa mais simples, ágil, com processos padronizados e melhores resultados”.
Fortalecer o mix regional das lojas, mesmo com a migração das bandeiras, passa a ser ainda mais estratégico para o Walmart. “Continuaremos a observar as necessidades e preferências regionais. O café ou o arroz, por exemplo, consumido no Sul não é o mesmo do Nordeste. O produto muda até entre estados da mesma região. Somos líderes desses mercados há décadas e continuamos sendo uma década depois das aquisições. Conhecemos muito bem o consumidor de cada localidade”, garante.
Fonte: Portal No Varejo

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