segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novembro Azul: ação na rua marca encerramento das atividades

“Durante este mês percebemos um aumento significativo de homens que procuraram por informações e atendimento médico e os pacientes eram orientados sobre formas de prevenção, enquanto aguardavam pelas consultas.” Franciele Spolti
No período da campanha os pacientes foram orientados sobre os cânceres que mais acometem a população masculina (Fotos: Divulgação)
No período da campanha os pacientes foram orientados sobre os cânceres que mais acometem a população masculina (Fotos: Divulgação)
O pedágio Novembro Azul, ação da Secretaria de Saúde, através do programa Saúde do Homem, mobilizou as equipes das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na sexta-feira (29) as colaboradoras da UBS Habitação “invadiram” a principal rua do bairro e abordaram cerca de cem motoristas.
De acordo com a enfermeira responsável pela área 45 da unidade, Franciele Spolti, a adesão ao movimento foi positiva. “Neste dia encerramos as atividades do Novembro Azul com a distribuição de material informativo no pedágio, uma maneira de conscientizar a população masculina de que álcool e direção não combinam”, relata.
No decorrer do mês a equipe participou de capacitações referentes ao assunto e repassaram informações sobre as doenças que mais acometem o homem, tanto na UBS quanto nas visitas que as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) realizam periodicamente. “Durante este mês percebemos um aumento significativo de homens que procuraram por informações e atendimento médico e os pacientes eram orientados sobre formas de prevenção, enquanto aguardavam pelas consultas”, diz.
Durante a campanha os pacientes foram orientados sobre os cânceres que mais acometem os homens (próstata, intestino e pulmão), tabagismo, alcoolismo e acidentes no trânsito. “Procuramos fazer uma busca ativa destes homens, orientando-os a procurar atendimento médico; todo dia é dia de prevenir-se”, afirma Franciele.
Data: 02/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...