domingo, 29 de dezembro de 2013

Como testar as funcionalidades do notebook novo; confira dicas

Thiago Barros
por 
Para o TechTudo
Sair da loja com um notebook novinho em folha nem sempre significa que ele não possa ter problemas. Por isso, o TechTudo preparou um guia com dicas bem básicas para que você teste as funcionalidades principais do seu novo laptop e, caso necessário, leve-o ao vendedor para troca dentro do prazo. Faça tudo isso assim que abrir a embalagem.

Notebook mais fino do Brasil da Megaware (Foto: TechTudo / Rodrigo Bastos)Confira dicas para testar todas as funções e ferramentas do novo notebook (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Verificar o hardware - O primeiro passo é ver se você não “comprou gato por lebre”. Ao ligar o notebook, procure logo as informações do seu sistema, para ver se ele tem tudo o que lhe foi dito – como processador, RAM e placa de vídeo. Depois disso, realize um teste de desempenho do notebook para ver se ele realmente é o que você espera. Use um dos programas desta lista para isso.
Drive de CD/DVD - Hora de começar a verificar item por item. Veja, por exemplo, se seu leitor de CD está funcionando. Confira do que ele é capaz e teste tudo. Não apenas a sua reprodução como também a gravação, caso ele tenha esta funcionalidade. Não deixe isso passar despercebido, pois é uma falha comum em muitos casos. 
Portas - A seguir, teste todas as portas que puder. Conecte dispositivos USB em todas as portas disponíveis, veja se a conexão Ethernet para a Internet, a HDMI e conexões de um modo geral estão funcionando. Plugue o máximo de coisas que puder, porque estes pequenos detalhes podem ser fundamentais no futuro.
Atalhos - Os atalhos do teclado são maneiras práticas de realizar tarefas. Confira para que cada um serve, como acessá-los e se estão funcionando. É possível colocar o seu laptop em modo de espera, bloqueá-lo para outros usuários, alterar brilho da tela, mudar volume e muito mais. Vale conferir tudo direitinho.
Antivírus - Instale um programa de defesa contra malware e faça uma varredura. É importante se certificar de que seu notebook é realmente novo, nunca foi usado, e é seguro. Não pense que só porque ele saiu da loja está 

100% livre de problemas com infecções. Isso pode acontecer, então verifique antes.
Webcam do notebook precisa ser testada também (Foto: Divulgação/Dell)Webcam do notebook precisa ser testada também (Foto: Divulgação/Dell)

Webcam - A maioria dos notebooks hoje vêm com webcam. Porém, nem todas têm qualidade boa de imagem. Microfones idem. Portanto, teste-os logo de cara, e veja o programa pré-instalado para isso se está funcionando. Esta é outra área que tem um número alto de problemas nos laptops.
Entretenimento - Um teste interessante: abra o YouTube e assista um vídeo com a melhor qualidade possível, no volume máximo. Isso lhe dará uma ideia perfeita do que seu notebook é capaz de fazer em termos de entretenimento em áudio e vídeo. Depois instale um jogo com gráficos avançados e veja se irá rodar.
WiFi e Bluetooth - Tão importantes quanto as conexões físicas são aquelas que não têm qualquer necessidade de fios. Por isso, teste transferências de arquivos usando o Bluetooth e também acesse a Internet sem fio. Adaptadores sem fio são “frágeis”. Não deixe de testá-los o mais breve possível.
Navegação na web - Abra várias abas no navegador desejado e veja como funciona a navegação entre elas. Se é suave, se trava, se o conteúdo demora a carregar… Isso dá uma excelente dimensão do desempenho do computador em tarefas diárias. Alterne as páginas da web com outros programas a fim de verificar o multitarefas do seu notebook.
Atualização sistema Windows 8.1 (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Atualização sistema Windows 8.1 (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)


Otimizar o sistema - Por último, mas não menos importante, siga alumas dicas básicas para melhorar a performance do seu notebook. A Microsoft dá algumas informações bem interessantes para quem usa o Windows. Siga-as, baixe os programas citados no passo 1, e veja se tudo está nos conformes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...