Sob sol forte e o olhar atento dos torcedores, neste domingo (25) os atletas do LDU venceram por dois gols a zero a partida que os consagrou como o quarto e último clube a subir em 2016 para a primeira divisão do futebol de campo dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) a ser disputada ao longo de 2017. O jogo aconteceu no Estádio João Maria de Lima (Alto da Vila), bairro Vila Mariza. O clube comemora o fato de em 2015 ter concorrido na terceira divisão e ter ficado em terceiro lugar, subindo este ano para a segundona, permanecendo somente um ano na Série B e já celebra o lugar privilegiado na elite para o próximo ano. Por outro lado, neste domingo foi uma derrota bem amarga para o adversário de cara a cara, o Cristal Futebol Clube. Estão classificados para as semifinais e subiram para Série A Vila Maria, Atlético/Honolulu, LDU e GTN. Neste domingo também foram realizados os jogos das quartas de final da Série A. Ao todo, estão classificados para as semifinais Ipiranga/Vila Maria, Cruzeiro, Ajax e Udinese.
Quem é o LDU?
Pela primeira vez na Série B depois de brigar por cinco anos na terceirona, o LDU celebra a conquista nestes sete anos de fundação. O clube representa o bairro Santa Helena e na primeira fase do campeonato deste ano somou 19 pontos e nas quartas de final (mata-mata) deste final de semana agitou a arquibancada com o resultado de 2 a zero em cima do Cristal durante a chave eliminatória, carimbando sua ascensão à Série A do Jocol. O presidente e técnico do LDU, Douglas Ventura Silveira, sublinha a união do time escalado como o fator crucial para este resultado rápido. “Já faz praticamente três anos que a maioria dos atletas joga juntos e vieram algumas peças importantes de outros times. São atletas renomados na cidade, a exemplo do goleiro Léo, que já atuou no Inter e como meia do Ajax; Cebola, que veio de Blumenau, ex-profissional que também fez parte do plantel do Inter de Lages, e o Belo do Atlético/Honolulu. Todos contribuíram para o sucesso desta campanha.” Ventura acrescenta que eram montados times nas categorias de base, portanto, as amizades são mantidas há mais de seis anos. “Somos todos amigos e o futebol é nossa arte”, pondera o treinador agora da elite.
Apaixonado e atuante em futebol desde os sete anos de idade, Cebola, número 10, joga como meia em campo, aos 32 anos de idade e durante a semana trabalha como mecânico. Cebola põe em prática o seu dom e as experiências apreendidas na Suécia, onde jogou durante três anos, dois deles no Syrianska Futebol Clube e um ano no Kiruna, além de atuar também no Uruguai. “Eu joguei no começo do LDU. Depois fui para o exterior e recentemente estava em Blumenau, de onde estou vindo, e lá atuei pelos clubes Vera Cruz, Água Verde e Canto do Rio. Agora retornei a Lages e estou com a turma do LDU há uns cinco meses.” O rapaz opina ser o Jocol “um campeonato muito bom, inclusive para fazer a reunião de amigos.”
E o Cristal?
O oponente Cristal, representante do loteamento de mesmo nome, tem como presidente e técnico Maurício Roberto Teixeira. O time existe há cinco anos. Em 2015 o clube ficou em quinto lugar na Série C e subiu para a Série B porque um dos clubes esteve suspenso. O time escalado entrou em campo no domingo com a vantagem de 19 pontos na primeira fase, sem perder nenhuma partida. Contudo, o jogo não acabou em favor do Cristal.
Questionado sobre os destaques do time, o técnico enfatiza Cristiano (Tiano), número 10, como uma espécie de líder dentro das quatro linhas, porém, dá cartaz para todos como um grupo em busca de bons resultados para o clube no Jocol. “Chegamos até aqui porque o conjunto é muito unido”, resume.
O volante da equipe, Roberto, número 15, tem 40 anos e trabalha como funcionário público. Ele joga no Cristal desde sua fundação, em 2011. “O time é formado praticamente por irmãos, primos, tio e sobrinho, enfim, família mesmo. Para nós é uma vitória ter estado a um passo de subir para a primeira divisão”, ressalta o atleta, que joga futebol desde os 12 anos de idade e coleciona a vitória pelo Guarujá, além das atuações no Amador e no time da Avep, entre outros times.
RESULTADOS DA RODADA DO JOCOL E JOCOLZINHO
FUTEBOL DE CAMPO SÉRIE “A”
ALTOS V. MARIZA - NACIONAL JÚNIOR 0 X 2 UDINESE - ELIMINATÓRIA
AMADOR - AJAX MORPHO /LOJAS CÓDIGO 2 X 1 A. D. VILA COMBONI - ELIMINATÓRIA
AMADOR - CRUZEIRO F. C. (4) 0 X 0 (1) V. MARIZA FARIAS CONSTRUÇÕES – ELIMINATÓRIA
FUTEBOL DE CAMPO SÉRIE “B”
ALTOS V. MARIZA - CRISTAL F.C. 0 X 2 LDU - ELIMINATÓRIA
JOCOLZINHO:
ALTOS V. MARIZA - CRUZEIRO F.C. 2 X 2 E. C. JUVENIL C
ALTOS V. MARIZA - A D. VILA COMBONI 3 X 2 SÃO CARLOS F.C. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário