A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, promoveu, entre os dias 4 e 5 de maio, a 26ª edição do Programa Caiubi, que dessa vez contemplou escolas de Lages, beneficiando cerca de 50 professores das redes municipal e estadual. Realizado no Centro de Educação Ambiental da Klabin, inaugurado no ano passado, em Correia Pinto, envolveu palestras e atividades práticas de conscientização ambiental – orientaçõessobre fauna, flora, sustentabilidade e manejo florestal, por exemplo.
Os professores tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Matas Legais, promovido pela Klabin em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), que orienta os pequenos e médios proprietários rurais a terem um aproveitamento mais eficiente de suas terras. “São parceiros que estão junto conosco conduzindo esse projeto, envolvendo mais de 300 escolas no Estado, mais de mil professores e 120 mil alunos. É uma satisfação para a Klabin ter esse público e uma oportunidade de trazer a comunidade para nosso ambiente de trabalho e mostrar um pouco das ações socioambientais que a empresa desenvolve na região”, diz a bióloga da Klabin, Mireli Moura PitzFloriani.
A programação propiciou ainda aos professores a participação em atividades lúdicas realizadas com apoio da Polícia Ambiental, informações sobre a fauna regional compartilhadas por especialistas que monitoram essa forma de vida nas áreas florestais da empresa, visita à Trilha Araucária da Klabin, em Correia Pinto, e aos laboratórios de botânica e entomologia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).“A partir da participação no Projeto Caiubi, os professores serão disseminadores das práticas de conservação e desenvolvimento sustentável que a Klabin aplica, que poderão ser inseridos na comunidade”, acrescenta Mireli.
Aformadora da disciplina de Ciências da Secretaria de Educação de Lages, Francielle dos Santos Marcon Melo, diz que oPrograma Caiubi é de extrema importância para ajudar os educadores a sensibilizar os alunos, chamando a atenção para os problemas ambientais que o mundo estávivenciando. Além de material didático e apostilas, as áreas florestal e industrial da Klabin ministraram palestras sobre ações socioambientais da companhia para o desenvolvimento sustentável.
Programa Caiubi
A Klabin iniciou o Programa Caiubi no Paraná em 2001. Em Santa Catarina, o projeto é promovido em parceria com Secretarias de Educação e desde sua criação impactou mais de mil professores de 377 escolas e cerca de 122 mil estudantes.O Programa, iniciado em 2007 no Estado catarinense, tem aproximado ainda mais a Klabin das comunidades nos 40 municípios onde a companhia possui áreas florestais e industriais.
O objetivo do projeto é sensibilizar os educadores para a questão ambiental, com o intuito de que se tornem multiplicadores desse conhecimento para os alunos e as comunidades em que atuam, desenvolvendo trabalhos relacionados e que também contribuam com o conteúdo curricular. Dessa forma, as experiências da empresa com o desenvolvimento sustentável regional passam a ser conhecidas pela população, que responde positivamente ao final de cada programa e compartilha esse conhecimento.
Realizadores
A programação da 26ª edição do Caiubi foi realizada pela Klabin em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Polícia Ambiental, Apremavi, pesquisadores especialistas e apoio da prefeitura de Lages.
Nenhum comentário:
Postar um comentário