Na tarde desta terça-feira (3) iniciou o trabalho de pintura das faixas branca e vermelha de demarcação da ciclofaixa ao longo do percurso entre o cruzamento com a avenida Belizário Ramos (Carahá) até a rua Blumenau, ao longo da avenida Papa João XXIII, executado pela empresa Sinasc, de Palhoça. Análise prévia verificou que pela avenida passam, em média, 500 veículos por hora, contabilizadas todas as pistas.
A ciclofaixa está sendo implantada em um único lado da via, sentido cruzamento com a Carahá - Uniasselvi, lado direito - subida para o bairro Petrópolis. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) monitoram o tráfego de veículos uma vez que o caminhão de pintura realizou a atividade na contramão, sentido descida. O gerente da Diretran, Adailton Camargo, acompanhou o desenvolvimento da tarefa nesta tarde.
Trabalho antecipado
A pintura foi antecipada para o período da tarde, contudo, os serviços de pintura das faixas de divisão de pistas, bem como faixas de pedestres e de lombadas físicas, bordos e áreas de estacionamento, além da colocação de tachões na ciclofaixa e na divisão de pistas, e a demarcação do trevo alemão, no trecho de acesso ao bairro Ipiranga, onde há uma curva perigosa, serão executados, a princípio, a partir das 8h desta quarta-feira (4). A pintura extrusada (popularmente chamada de quente) diz respeito à pintura feita em faixas de pedestres e lombadas físicas e é feita manualmente.
Já a pintura em resina acrílica é realizada com máquina e serve para eixos, bordos e ciclofaixas. “O serviço foi antecipado porque foi julgado não interferir no fluxo de veículos”, complementa Adailton, ressaltando que o acréscimo de ciclofaixa e ciclovias na cidade foi uma reivindicação feita e reafirmada durante audiência pública na Câmara de Vereadores, sendo um desejo da população.
Há grande contingente que utiliza a bicicleta para se deslocar até o seu local de trabalho, além de ser um atrativo para a qualidade de vida e esporte. “A ciclofaixa poderá ser bem utilizada também nos fins de semana. É necessário compartilhar o espaço dos pontos de ônibus com a ciclofaixa e isso foi lembrado e levado em consideração”, pontua, salientando que por estar em uma subida, a ciclofaixa forçará a redução da velocidade dos veículos, além de que, do lado oposto, há alto número de residências, com consequente entrada e saída de veículos.
Um estudo preliminar constatou que as áreas de estacionamento na via, sentido subida, são pouco utilizadas e os estabelecimentos comerciais já contam com recuo para estacionamento de clientes. “Na maioria do trecho de subida já não é permitido o estacionamento, mas havia alguns locais permitidos. A partir de agora será destinado à ciclofaixa”, informa. Do lado oposto, próximo ao depósito dos supermercados Myatã, não serão retiradas as áreas de estacionamento e mantidas a faixa dupla.
Ciclofaixa e ciclovia não são a mesma coisa
A ciclofaixa consiste numa demarcação na altura do pavimento composta pelas faixas e proteção com tachão para maior segurança do ciclista ou somente com as cores branca e vermelha das faixas. Já a ciclovia conta com uma elevação em relação ao solo e é protegida diretamente, através de mureta, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário