Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Pessoas financeiramente carentes podem receber o Cartão SUS em casa

 
Balcão Cidadão faz parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde para beneficiar famílias sem recursos para se deslocar ao Centro
 
O fornecimento do documento é gratuito (Foto: Sandro Scheuermann)
 
O Balcão Cidadão é reconhecido em Lages por suas iniciativas inovadoras de facilitação da vida cotidiana. A mais recente novidade repassada pelo executivo Walderlei Germano é a atuação das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) junto às famílias desprovidas de poder aquisitivo para custear tarifas de ônibus para deslocamento até o Centro ou as que apresentam outro problema que as impeçam de seguir até o Balcão Cidadão para confeccionar o Cartão SUS.
As Agentes de Saúde prestam atendimento domiciliar com acompanhamento de pacientes e, a partir de agora, poderão detectar pessoas que não possuem o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde). Elas colherão comprovante de residência e número do cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), encaminhando os dados ao Balcão Cidadão, que procederá a emissão dos cartões. Depois o órgão os encaminhará às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de onde as agentes os levarão para os moradores.
O fornecimento do Cartão SUS é gratuito. O serviço de expedição já é realidade na sede do Balcão, na rua Zeca Neves, ao lado da Biblioteca Municipal Carlos Dorval Macedo. Os cartões são impressos e entregues dentro de cinco minutos, sem que o cidadão necessite voltar para buscá-lo. Em média são emitidos 150 por dia.

Recém-nascidos
O Projeto Pequeno Cidadão, no Hospital Tereza Ramos, possibilita a emissão do Cartão SUS aos recém-nascidos. Cerca de 20 são entregues por dia tanto para crianças nascidas na maternidade quanto para mães, de fora, que procuram o local com o mesmo objetivo. Na maternidade, o benefício é estendido às mães que não possuem Cartão SUS, CPF e carteira de identidade, todos providenciados dentro do próprio hospital. Os bebês recebem, antes mesmo da alta, certidão de nascimento (pelo Cartório de Registro Civil), carteira de identidade e Cartão SUS.
Pessoas acamadas em domicílio ou internadas em hospitais, com necessidade de documentos com urgência, recebem um profissional do Balcão Cidadão, onde estiverem, com coleta das impressões digitais, registro fotográfico e posterior entrega. O Balcão Cidadão funciona das 8h às 19h, sem fechar no intervalo de almoço. Contato pelo telefone (49) 3225-1906.

Nenhum comentário:

Postar um comentário