Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Show marca confraternização da Samt

 
O prefeito Elizeu Mattos conta que ao assumir a administração municipal deu um novo encaminhamento à Samt, desvinculando-a da Secretaria de Assistência Social, dando mais autonomia à entidade
 

O evento marcou a confraternização e encerramento das atividades deste ano desenvolvidas através dos projetos Ciranda e Com... Viver (Foto: Marcio Avila)
 
Cerca de três mil pessoas lotaram o salão principal do clube Caça e Tiro na tarde desta quarta-feira (19). A alegria foi garantida com o show da dupla gaúcha Oswaldir e Carlos Magrão, patrocinado pela iniciativa privada. O evento marcou a confraternização e encerramento das atividades deste ano desenvolvidas através dos projetos Ciranda (artesanato) e o Com... Viver, da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt).
O evento foi uma solicitação da própria comunidade que participa ativamente dos projetos da Samt. Ao todo são 58 bairros e nove comunidades integradas, com milhares de pessoas beneficiadas. “Nosso maior desafio é cuidar das pessoas. Vamos aos bairros e ouvimos suas solicitações e necessidades, acatamos ideias e sugestões e assim instituímos os cursos”, afirma a presidente da Samt, Rosa Abou Hatem.
O prefeito Elizeu Mattos conta que ao assumir a administração municipal deu um novo encaminhamento à Samt, desvinculando-a da Secretaria de Assistência Social, dando mais autonomia ao órgão que presta um trabalho diferenciado nos bairros mais carentes economicamente. “A Samt tem sido uma grande parceira e motivadora deste processo, com vários projetos que contribuem com o bem-estar da comunidade”, comenta o prefeito.

Ciranda
O principal objetivo das atividades propostas é resgatar a autoestima e repassar aos participantes informações e técnicas artesanais que oportunizem possibilidades de inserção social e cultural. Conceição Aparecida de Barros, moradora do bairro Várzea, descobriu no projeto Ciranda uma oportunidade de inclusão e estímulo à sua filha Eliane Fátima de Barros, 38 anos, portadora de necessidades especiais mentais. “Ela adora participar do grupo. Lá aprendeu a fazer pintura em panos de pratos e isso é um incentivo para ela desenvolver melhor suas habilidades”, comenta a mãe.
E o projeto Com.. Viver visa a convivência e fortalecimento de vínculos. Em Lages abrange grupos de idosos. Trabalha-se a convivência comunitária, melhorando bastante o clima entre eles dentro das casas asilares. Eles contam os dias para participarem dos encontros e é perceptível o aumento da autoestima, segundo as coordenadoras.
Um dos integrantes do grupo de idosos, Manoel Salvador de Sá, 76 anos, revela que a parte que mais gosta são os contos e causos. “Revivemos muitas histórias, e isso é muito bom, pois são coisas que fizeram parte das nossas vidas e aos poucos vão se perdendo”, comenta.

Inter de Lages
Antes de iniciar o show, Oswaldir e Carlos Magrão subiram ao palco, convidados pelo prefeito Elizeu, e foram presentados com a camisa do Inter de Lages. Elizeu é um dos maiores entusiastas do colorado lageano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário