Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Reunião define funcionamento de feira artesanal do Natal Felicidade

 
Ao todo serão instalados no calçadão central oito estandes para a venda de peças artesanais
 
Acredita-se que o faturamento alcance R$ 100 mil (Foto: Nilton Wolff)
 
A Feira de Artesanato da Serra Catarinense, de 1º a 23 de dezembro, no calçadão da praça João Costa, terá participação de grupos e associações artesanais das regiões de Lages e São Joaquim. O evento faz parte da programação do Natal Felicidade, uma iniciativa da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Turismo, e que contará neste ano com a parceria do Sebrae. Ao todo serão instalados no calçadão central oito estandes para a venda de peças artesanais. A informação foi repassada em reunião nesta segunda-feira (17), às 14h, com a presença do secretário de Turismo, Flávio Agustini, e da coordenadora Ana Vieira.
Caberá à prefeitura a coordenação geral, incluindo o apoio referente à montagem e instalação dos estandes, enquanto que os artesãos terão autonomia no que tange à exposição e venda de seus produtos. Já o Sebrae terá participação no que diz respeito a publicidade e propaganda, em forma de folhetos para serem distribuídos nos hotéis da cidade, bem como em sacolas onde serão armazenados os produtos comprados na feira.
A coordenadora de Turismo, Ana Vieira, acredita que neste ano o faturamento alcance R$ 100 mil. “É possível, levando-se em conta a diversidade de produtos, bem como a qualidade das peças confeccionadas dentro da perspectiva de resgate cultural regional”, disse. Flávio Agustini ressaltou que o objetivo da feira é oportunizar espaço para a venda dos produtos artesanais confeccionados exclusivamente por pessoas que vivem desse trabalho.

Participantes
Dentre os vários grupos de artesãos participantes estão a Associação de Artesanato Lageano (o mais antigo da região), Centro dos Direitos Humanos, Tramatusa (artesanato com aproveitamento de materiais recicláveis), Projeto Ciranda (da Samt), Projeto Revitalização do Artesanato de Referência Cultural da Serra Catarinense (Saíram Marias) e o Grupo Aché.
Para a artesãs do Grupo Tramatusa, que ocupa uma sala do Centro Ambiental Ida Schmitt, na parque Jonas Ramos (Tanque), o aproveitamento artesanal de materiais sólidos envolve a questão ambiental de forma decorativa e utilitária.
Neste ano, a Feira de Artesanato da Serra Catarinense terá um estande com produtos do Saíram Marias. Trata-se de um grupo de artesãs e artesãos que existe há três anos e que conta com a participação da articuladora comunitária Daniela Carneiro. “Nosso grupo conta hoje com 32 pessoas, produzindo uma variedade de peças artesanais, com o aproveitamento de lã, taquara, madeira, incluindo excelentes quadros – pintura de pinheiro”, conclui Dani.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário