Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Rapidez é destaque no atendimento do FGTS

“Está tudo muito bem organizado e planejado. Se a pessoa já vem com sua documentação certa tudo fica mais fácil e ágil.” Maradona Pereira da Silva
 
Muitas pessoas ainda preferem chegar cedo. Por isso, a orientação do prefeito Elizeu Mattos é para abrir os portões do ginásio sempre às 6h (Foto: Ari Junior)
 
A rapidez no atendimento presencial das milhares de pessoas que vão todos os dias ao ginásio Jones Minosso realizar a solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vem sendo elogiada pela população atingida pelo temporal de granizo, registrado no dia 13 de outubro. O trabalho está sendo executado por 120 servidores da Prefeitura de Lages em parceria com funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF).
O morador do bairro Vila Mariza, Maradona Pereira da Silva, saiu satisfeito com o atendimento. “Está tudo muito bem organizado e planejado. Se a pessoa já vem com sua documentação certa tudo fica mais fácil e ágil”, garante. Maradona comentou ainda que o dinheiro do FGTS, além de cobrir suas despesas com os materiais usados nos reparos da sua residência, incrementará o período de fim de ano. “Esse dinheiro irá trazer muitos benefícios para mim e minha família”, ressalta.

Mais de dez mil atendidos
De acordo com o gerente geral da CEF, e que coordena os trabalhos no ginásio, Antônio Della Giustina, até esta segunda-feira (17) mais de dez mil pessoas foram atendidas desde o dia 6 de novembro, quando iniciaram os trabalhos presenciais. “Ainda lembramos para que as pessoas respeitem o cronograma já divulgado, observando o dia de atendimento com o mês de seu nascimento. Outra questão é quanto suas documentações: a preferência é que já venha tudo conferido e com cópias, para agilizar os serviços”, salienta.
Com relação ao prazo para pagamento, o gerente afirma que no máximo em 30 dias o trabalhador consegue sacar o dinheiro. “O pagamento é feito nas agências, diretamente na conta do correntista ou de quem possua poupança na Caixa, com o Cartão Cidadão (até R$ 1.500,00) nos correspondentes autorizados, como as casas lotéricas e rede de autoatendimento”, explica.
O atendimento no Jones Minosso é realizado das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira. “Muitas pessoas ainda preferem chegar cedo. Por isso, a orientação que tivemos do prefeito Elizeu Mattos é para abrir os portões do ginásio sempre às 6h, para que fiquem abrigados e instalados confortavelmente”, ressalta o executivo do Balcão Cidadão e que também auxilia nos trabalhos, Valderlei Germano.

Calendário de atendimento
17/11 – Nascidos em agosto
18/11 - Setembro
19/11 - Outubro
20/11 - Novembro
21/11 – Dezembro

Documentação necessária
Cópia e original dos seguintes documentos:
Identidade e CPF;
Comprovante de residência anterior ao dia 12 de outubro de 2014;
Carteira de Trabalho das páginas: identificação do trabalhador (página da foto e estado civil); número do PIS; contratos de trabalho registrados na Carteira de Trabalho e anotações gerais, se houver;

Regras para comprovação de endereço
São válidos comprovantes em nome do trabalhador como faturas de água, luz e telefone emitidos nos últimos 120 dias anteriores à decretação de situação de emergência (considerando que a situação de emergência foi decretada em 13/10/2014, podem ser aceitos comprovantes emitidos entre 15/06/2014 a 12/10/2014). Serão aceitos também documentos com chancela dos Correios, ou seja, faturas de cartão de crédito, o próprio extrato de FGTS emitido pela Caixa Econômica, e outros serviços que contenham o endereço da pessoa e que tenham sido postados via Correios.
A prova de residência do trabalhador que tem renda própria e mora com os pais, mas cujo comprovante de endereço esteja no nome de um destes, se faz por meio da filiação constante na Carteira de Identidade do titular da conta vinculada, que declara no ato do seu cadastro, sob as penas da lei, que reside no local do desastre.
A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja no nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável anterior a 12 de outubro de 2014.

Segunda via de documentos
A gerência da Caixa Econômica Federal está alertando às pessoas que somente serão aceitos os comprovantes de residência em formato de segunda via quando este for carimbado e assinado pelo funcionário da concessionária ou empresa prestadora de serviço, levando em consideração também que seja com data anterior a 12 de outubro.

Quando não declara residência
Já nos casos em que a pessoa não consiga de forma alguma comprovar sua residência, será preenchida no local uma autodeclaração de endereço e que será repassada para a equipe técnica da prefeitura avaliar e verificar se realmente aquele cidadão reside naquele endereço informado. Nos casos em que não se confirmem os dados, a pessoa pode responder processos judiciais previstos em lei.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário