Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Salão do Livro Edição 2015 tem data marcada


Mais de 21 mil pessoas passaram pelos salões João Rath, Jaime Luiz Cani e Marcio Camargo Costa
A comercialização passou de 25 mil volumes com valores bastante acessíveis (Fotos: Taina Borges e Sandro)
A comercialização passou de 25 mil volumes com valores bastante acessíveis (Fotos: Taina Borges e Sandro)
Antes mesmo de encerrar as atividades do Salão do Livro da Serra Catarinense, a Fundação Cultural de Lages (FCL) anunciou a data da segunda edição. Entre os dias 6 e 11 de abril de 2015, a praça Joca Neves será espaço de leitura, venda de livros, discussões literárias e apresentações artístico-culturais novamente.
Os números superaram as expectativas dos organizadores. Mais de 21 mil pessoas passaram pelos salões João Rath, Jaime Luiz Cani e Marcio Camargo Costa. A comercialização de livros passou de 25 mil volumes, com valores bastante acessíveis. “Isso nos leva a pensar em uma segunda edição, que começa a ser organizada a partir de agora”, diz o coordenador Adilson de Oliveira Freitas.
Pelo Salão do Livro da Serra Catarinense passaram aproximadamente dez mil alunos de escolas do município, Estado e rede particular. As das instituições de ensino públicas tinham à disposição seis ônibus da administração municipal e da Transul, empresa parceira. As contações de história e show de mágica prenderam a atenção desses alunos que, depois das apresentações, passearam e viajaram no mundo dos livros. Estudantes universitários do Centro Universitário UniFacvest e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) acompanharam as programações direcionadas ao público adulto.

Gessinger e Tezza

As participações especiais de Humberto Gessinger e Cristóvão Tezza atraíram grande número de pessoas à praça. As mesas literárias reuniram autores de renome nacional, como José Geraldo Couto, Ricardo Corona, Carol Bensimon  e Demétrio Panarotto. De Santa Catarina participaram Fábio Bruggemann, Patrícia Galelli, Dennis Radünz, Cristiano Moreira, João Chiodini e Rodrigo Garcia Lopes. Os lageanos também integraram a programação. Entre eles, Guille Tomazzi, Bruno Fortkamp, Raul Arruda Filho, Maria Waltair Carvalho, Armin Daniel Reichert, Névio Santana Fernandes, Telma Maria Junges e Paulo Ramos Derengoski.
A estrutura montada na praça surpreendeu muita gente. O salão de apresentações João Rath teve capacidade de acolher, sentadas, 350 pessoas. Nos salões Jaime Luiz Cani e Marcio Camargo Costa, em torno de 15 livrarias expuseram e comercializaram livros. “Não gastamos nada com estrutura física porque fizemos uma parceria público-privada”, destaca Adilson.

Parcerias

O Salão do Livro contou com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Segurança e Ordem Pública, Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Associação Lageana de Escritores (ALE), Instituto José Paschoal Baggio, Transul, Uniplac, Facvest, GTS do Brasil e Supermercados Martendal.
Data: 31/03/201

Nenhum comentário:

Postar um comentário