Outras intervenções estão programadas para acontecer, a qualquer momento, nos calçadões João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho e na praça da Catedral
O atrativo, comum nos grandes centros urbanos, busca a intervenção em um espaço público provocando a quebra de paradigmas e a interação da comunidade com ações irreverentes e modernas (Fotos: Sandro Scheuermann)
Parecia um dia normal de lazer no calçadão da praça João Costa, bem no coração da cidade, próximo ao meio-dia deste sábado (30). Pessoas passeando, distraídas, olhando vitrinas, outras conferindo os produtos da Feira de Natal ou simplesmente descansando, tomando sorvete ou comendo pipoca. Ninguém esperava que em poucos minutos um grupo começasse a dançar ritmos conhecidos e envolventes. A surpresa ficou estampada no rosto de quem passava pelo local e não resistiu a dar uma paradinha para espiar. Este é o Flash Mob, que está dentro da programação do Natal Felicidade. A ação desta manhã foi executada pela Academia Magistral.
O grupo, com cerca de 20 pessoas, não é formado por dançarinos profissionais. São pessoas que gostam de dançar e se propuseram a instigar a população a soltar-se e entrar na brincadeira. O atrativo, comum nos grandes centros urbanos, busca a intervenção em um espaço público provocando a quebra de paradigmas e a interação da comunidade com ações irreverentes e modernas.
A ação durou cerca de dez minutos, mas o suficiente para surpreender. No final da apresentação, os presentes foram convidados a dançar junto ao grupo. Muitos aceitaram o desafio e, mesmo que não tivesse muita coordenação motora ou não soubesse os passos propostos, entenderam que o objetivo era simplesmente interagir. “A intenção é fazer com que as pessoas se sintam livres para dançar, independente da idade, e popularizar a dança, que pode ser praticada por qualquer pessoa”, comenta a coreógrafa Gislaine Costa.
Elenilda Duarte estava passando pelo local e parou para assistir. Ela conta que é natural da Bahia e reside em Lages há cinco anos. “Lá (na Bahia) é comum estas intervenções, as pessoas gostam muito de música e de dançar, mas aqui no Sul é a primeira vez que vejo. Achei muito interessante”, comenta. Outras intervenções estão programadas para acontecer, a qualquer momento, durante o Natal Felicidade. Os calçadões João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho e a praça da Catedral serão alguns dos espaços contemplados.
O que é Flash Mob
Mob é abreviação da palavra “mobilization”, que traduzindo significa “mobilização”, ou seja, Flash Mob quer dizer “mobilização rápida” ou “mobilização relâmpago”. É a aglomeração instantânea de pessoas em um local público, executando uma ação previamente organizada.
Data: 30/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário