“Dia D” contagia lageanos em sua primeira edição
Até o meio-dia, aproximadamente 150 cargas de resíduos já haviam sido recolhidas pelos caminhões da Prefeitura de Lages
Lages amanheceu diferente e deve ter embelezada boa parte de suas 1.722 ruas, 34 avenidas e 73 praças, localizadas em seus 64 bairros (Fotos: Nilton Wolff)
As famílias brasileiras já estão, instintivamente, sendo invadidas, aos poucos, pelo clima de ternura típico do Natal, e em Lages não é diferente. E para preparar a maior cidade da Serra para essa época do ano, a Prefeitura de Lages iniciou na manhã deste sábado (30) a maior operação de limpeza já vista, envolvendo a união de esforços entre seu quadro de colaboradores e, principalmente, a própria população.
Uma iniciativa do Projeto Amigos da Rua, o “Dia D” deve transformar, durante todo este sábado, casas, ruas, praças, parques e margens de rios, com recolhimento de entulhos, resíduos, lixo, sobras de podas e outros materiais removidos e encaminhados à Coopercicla, no bairro Habitação, onde posteriormente serão destinados às organizações competentes, de acordo com sua tipificação.
Lages amanheceu diferente e deve ter embelezada boa parte de suas 1.722 ruas, 34 avenidas e 73 praças, localizadas em seus 64 bairros. Somente o Petrópolis concentra 12 praças, de acordo com o gerente de Trânsito e Iluminação Pública, Francisco José Alves da Rosa, lembrando que a área rural também participará, pois já houve ligações do distrito de Índios.
Nesta semana que antecedeu a operação, a Secretaria de Meio Ambiente já havia recebido 260 reivindicações de recolhimento. Um dos moradores do Santa Maria solicitou a coleta de 1.300 telhas que ainda podem ser reaproveitadas. Todo tipo de lixo composto por plástico, metal, madeira, vidro, papel, concreto, eletrônico, orgânico e químico receberá o destino adequado. Além disso, toda a extensão do rio Carahá, em seus sete quilômetros, está recebendo podas de árvores e cercas-vivas, e roçadas. Os lixos também estão sendo coletados nessa área. Agentes de trânsito monitoram o tráfego, sinalizando as áreas onde as equipes estão atuando.
União entre entidades
Estão movimentadas, para o Dia D, todas as secretarias municipais, inclusive com cessão de veículos por parte das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Águas e Saneamento (Semasa), Agricultura e Pesca, Saúde, Educação, e Habitação, além da Fundação Municipal de Esportes (FME), Defesa Civil e terceirizadas. O 10º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), do Exército, está engajado na operação, disponibilizando dois caminhões e 12 profissionais, entre sargentos, subtenente e soldados, auxiliando na logística, com a entrega de água e alimentos aos trabalhadores. “Por base, foram distribuídas dez caixas pela manhã e dez serão à tarde”, comenta o subtenente Donizete Luiz Bianchini. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está sendo parceira, pois está desenvolvendo campanha de recolhimento do lixo eletrônico.
Prefeito acompanha movimentação pessoalmente
O prefeito Elizeu Mattos está acompanhando de perto o trabalho em diversos pontos. “A nossa cidade está recebendo hoje um projeto-piloto que deverá se transformar em uma operação contínua, realizada mais de uma vez por ano. A ideia é que as famílias limpem não somente dentro do lote, mas se conscientizem de que é fundamental manter a fachada externa da casa em dia, com corte de grama e sem lixos espalhados. Estamos a 25 dias do Natal e queremos ver as pessoas animadas, com a autoestima lá em cima. Queremos dar exemplo para nossas cidades vizinhas e estabelecer uma harmonia visual em Lages”, ressalta.
Alguns pontos receberam, simultaneamente, melhorias – nascente do rio Carahá, na altura do bairro Triângulo, a praça da Fraternidade (rua São Joaquim) e a ciclovia do Fórum Nereu Ramos. Visando organizar os trabalhos, desenvolvidos por aproximadamente 300 pessoas, a maioria funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, os trabalhadores e voluntários foram divididos nas equipes Cacimba, Boi de Botas, Araucária, Gralha Azul e Leão Baio, distribuídas em cinco pontos estratégicos de gestão, com centrais de apoio (Secretaria de Meio Ambiente, Caic Nossa Senhora dos Prazeres, Secretaria de Educação, Caic Irmã Dulce e Escola Frei Bernardino).
Cerca de 150 cargas já foram recolhidas
O secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, calcula que até às 12h deste sábado aproximadamente 150 cargas de resíduos foram recolhidas. Os materiais estão sendo recolhidos por veículos da Prefeitura, acionados após a população telefonar para 3221-1606, uma central de atendimento localizada no Terminal Urbano, no Centro. Da frota disponibilizada pela Prefeitura fazem parte 19 caçambas, 16 caminhões, seis retroescavadeiras, três tratores com carreta, três carregadeiras, nove veículos de passeio e sete utilitários.
Ademar Roberto Wolff Ataíde, 73 anos, trabalha na Secretaria de Meio Ambiente como auxiliar de serviços gerais há 13 anos e pôde presenciar Lages “acordando” de um jeito diferente neste fim de semana. “A cidade vai ficar ótima. Nós cuidamos de Lages todos os dias nas ruas e hoje, com a ajuda da população, queremos deixá-la ainda mais atraente”, diz o colaborador, enquanto recolhe os resíduos de grama recém-cortados.
A pensionista Leonilda Vieira, 67 anos, aproveitou o sábado para cortar a grama e varrer os ciscos no quintal e na calçada, chamando a atenção onde mora há 34 anos, na rua São Joaquim, no Copacabana. Ela mobilizou o filho de 43 anos e a nora, que mora no Santa Helena. “Eu vi a campanha na TV e me animei ainda mais. Minha casa não fica mais do que 15 dias sem manutenção. Não deixo nada acumular. A gente tem de ter capricho e amor pela residência da gente para receber melhor os parentes e amigos, ainda mais agora, época em que a família se visita mais. Além disso, cidade limpa é sinônimo de saúde”, conclui.
Trabalhos rotineiros não param
Apesar de o Dia D estar a pleno vapor, os serviços cotidianos da Secretaria de Meio Ambiente permanecem ativados. Segundo o gerente especial da Defesa Civil, Robson Pitz, estão sendo melhoradas e instaladas floreiras nos calçadões e em outras áreas do Centro, assim como feita jardinagem e ornamentação. A troca de lâmpadas, reatores e relês, assim como revisões em praças e trocas de sinalizações verticais e horizontais de trânsito não foram interrompidas. Mais notícias serão encaminhadas no decorrer deste sábado.
Data: 30/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário