terça-feira, 30 de agosto de 2016

Empreender Lages homenageia microempreendedores com sessão de cinema

Empreender Lages homenageia microempreendedores com sessão de cinema

Na segunda-feira (5), às 19h30min, será promovido o Cine Empreender, pelo Programa Empreender Lages, um dos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. A ideia é homenagear os Microempreendedores Individuais (MEIs) no seu dia, celebrado em 5 de setembro. O filme a ser exibido é “Mauá - o Imperador e o Rei”. O MEI é o empresário individual cuja atividade é permitida, sem sócios, com receita bruta anual de até R$ 60 mil e um funcionário.
A data será celebrada no auditório da secretaria, com sessão no andar térreo. As vagas são limitadas e os empresários que desejam assistir ao filme devem entrar em contato com o Empreender para se inscrever pelos números 3224-0600 e 3224-0700. O evento conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Sinopse
O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para a economia nacional ao longo do século XlX. A combinação das suas ideias, juntamente ao agravamento da instabilidade política da região platina, tornou-o alvo das intrigas dos conservadores.
Suas instalações passaram a ser alvo de sabotagens criminosas e os seus negócios foram abalados pela legislação que reduziu as taxas de importação sobre as importações de máquinas, ferramentas e ferragens (tarifa Silva Ferraz, 1860). Com a falência do Banco Mauá (1875), pediu moratória por três anos, sendo obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros e ainda os seus bens pessoais para liquidar as dívidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...