Chuva com temporais nessa segunda-feira - Vento forte e mar grosso no litoral de SC
Frio intenso com geada ampla
Na Segunda-feira (25/04), chuva em todo o Estado. Total médio previsto de 30 mm a 50 mm, pontuais de 60 mm a 80 mm especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nessas regiões a chuva deve ser mais intensa e maior o risco de temporal (rajadas intensas de vento e granizo isolado).
Na Terça-feira (26/04), permanece com chuva em SC, diminuindo a intensidade. Total médio previsto de 20 mm, com pontuais de 40 mm a 50 mm no Litoral, onde a chuva será mais persistente. Litoral Sul, a chuva acumulada em 48 horas (25 e 26/04) pode ficar em torno de 100 mm.
Na quarta e quinta (27 e 28/04), temperatura em acentuado declínio e condição de geada ampla principalmente do Oeste ao Planalto (temperaturas mínimas próximas de 0°C e negativas). Pequena chance de neve no Planalto Sul na madrugada de quarta (27/04).
A chuva está associada à passagem de um frente fria por SC e intensificação de um ciclone na costa, acompanhados de uma massa de ar polar.
AVISO DE MAR
Terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28/04), vento forte e mar grosso no litoral de SC !
A partir da tarde de terça-feira até quinta-feira, vento forte persistente com rajadas de 60 a 80 km/h no Litoral de SC e mar grosso com picos de onda de 4,0 a 5,0 m. Condição de ressaca, desaconselhável para o tráfego de pequenas e médias embarcações. Essa condição de tempo é favorecida devido à passagem de uma frente fria de forte intensidade no Sul do Brasil.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário